Coração – Sístole e Diástole


O nosso coração possui quatro cavidades – 2 átrios ou aurículas ( direita e esquerda) e 2 ventrículos ( direito e esquerdo). Entre os átrios e os ventrículos existem válvulas que evitam que o sangue retorne. Do lado direito, encontramos a válvula tricuspide e do lado esquerdo a válvula mitral.



Na saída do ventrículo direito existe a válvula pulmonar e na saída do ventrículo esquerdo há a válvula aórtica. Essas válvulas têm a mesma função das válvulas do coração: não deixam o sangue voltar no seu percurso.

A cada contração do músculo cardíaco ( quando o coração bate), o sangue é bombeado para fora do coração. Isso é chamado sístole. E quando o músculo cardíaco relaxa, o coração se enche de sangue ( antes da próxima batida). Isso é chamado diástole.

Pressão Arterial:

A cada sístole do Coração, um fluxo sangüíneo é lançado para dentro das artérias. Essa força que o sangue faz nas paredes internas das artérias é chamada de Pressão Arterial.

Em um adulto jovem saudável a pressão na sístole não pode ser maior que 130 milímetros de mercúrio (mmHg). E a pressão na diástole não pode ser menor que 80 milímetros de mercúrio (mmHg). Quando o médico diz que sua pressão está 120 por 85, isso quer dizer que na sístole ela é de 120 milímetros de mercúrio (mmHg) e na diástole é de milímetros de mercúrio (mmHg).



Anúncios
Sobre Andrea Barreto (1080 artigos)
Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

17 comentários em Coração – Sístole e Diástole

  1. laura cristinyyy // 11/04/2013 às 18:00 // Responder

    estou muito grata ,pois estarei fazendo prova amanhã e espero q essa dica de certo thau e muito obrigada …

    Curtir

  2. Laura Almeida // 12/05/2013 às 18:01 // Responder

    Amei seu site! E suas explicações foram excelentes para mim! Muito obrigado!!!

    Curtir

  3. Carlos Alberto Lino dos Sasntos // 29/05/2013 às 22:41 // Responder

    tenho um duvida: já tive um infarto á três anos, quando foi constatado que o meu coração têm uma deformidade congênita ventrículo direito bloqueado, ou “único” que vem a ser isto gostaria de um informação. tenho 52 primaveras quero ter mais algumas!!!

    Curtir

    • Carlos, não sou médica. Não tenho permissão de lhe dar essa resposta. Mas o que parece é que um de seus ventrículos é fechado e isso requer acompanhamento médico. Cuide-se, coma corretamente e veja com um Cardiologista o que pode e o que não pode fazer. Beijos

      Curtir

  4. drika kezia // 25/06/2013 às 20:59 // Responder

    foi muito bom a pesquisa, gostei parabens!!!!

    Curtir

  5. Maria Eduarda Abreu // 05/07/2013 às 06:51 // Responder

    tenho uma válvula no coração entupida. agora a minha pressão está alta!
    tanto sobe como desce já fui ao médico. tenho que ser contrulada gostei deste comentário no coração…. obrigado.

    Curtir

  6. esse texto mi ajudou muito

    Curtir

  7. gostei me ajudou nuuum trabalho!!

    Curtir

  8. foi bom agora minha prova vou levar um 10.

    Curtir

  9. Faço enfermagem a ainda não tinha conseguido entender…Muito bom!!!explicação que ainda não tinha entendido em nenhum outro site parabéns!!

    Curtir

  10. explicação muito simples que está me fazendo compreender melhor o assunto. obrigado!

    Curtir

  11. napoleão herval monteiro da silva // 27/06/2015 às 21:58 // Responder

    De sete meses para cá tenho sentido que meu batimento cardíaco para e continua, para e continua. Notei isto quando coloquei o dedo no pulso porque sentia que o meu peito parecia estar inflado, cheio de ar (acho que na verdade era falta de ar). Fui ao médico e ele viu que minha pressão arterial esta alta. Fiz uma cintilografia miocárdica, mas naquele momento (uns quatro dias depois) já estava normal. Só que de vez em quando volta a acontecer. Fui recentemente a outro cardiologista e ele me disse que não tem perigo. Será? Co mo vou ficar calmo, sendo que o meu coração parece bater e parar? Qual o risco de ele parar de vez?

    Curtir

    • Napoleão, não sou médica. Entendo perfeitamente a sua aflição e compartilho dos seus medos. Mas se você fez os exames e está acompanhado, pode ser que tudo fique mais estável. A pressão alta pode ter dado essa sensação horrorosa de parecer ter uma parada cardíaca. Para que o sangue atinja todos os órgão, o coração trabalha mais no quadro de hipertensão, daí a sensação do coração parar de bater.
      Minha sugestão é: procure outro especialista e conte sobre suas preocupações. Não tenha vergonha de confrontar diagnósticos, os médicos não gostam, mas é assim que a gente pode ter alguma tranquilidade.
      Estou na torcida! Beijos

      Curtir

  12. obrigada.só dessa forma consegui entender.muito bom raciocínio.

    Curtir

  13. David Costa // 22/09/2016 às 08:22 // Responder

    Gostei muito do explicativo elaborado! Esclarece melhor a relação entre elas…

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: