Bactérias na Cozinha


Esse post é para os alunos do Colégio don Quixote. Estamos entrando em um novo tópico de aula, para a verticalização. Então, vamos ver um pouco mais sobre as bactérias e a higiene ?

Quem tiver coragem que me siga …

Como anda a cozinha de sua casa ? Saiba que ela pode se tornar um foco de bactérias, tipo um hotel 5 estrelas! E isso não é bom ! Isso é muito ruim.

A cozinha pode estar limpinha aos seus olhos e aos meus também, mas as bactérias são microorganismos microscópicos e a gente não pode ver onde elas se escondem. Um bom lugar de começarmos é pela pia da cozinha. Se na sua casa tem uma latinha de lixo em cima da pia, pronto… na sua cozinha já há um “criadoro de bactérias”. Na pia é onde estão garfos, copos, colheres, facas, panelas, pratos… alimentos recém lavados, já prontos para comer, ou recém saídos da geladeira. E junto com isso tudo, se somarmos a lixeira , estamos colocando a disposição das bactérias tudo que elas “gostam” para crescerem: alimento, umidade, poros da pia para ficar…

Lixeira tem que ficar no chão, com pedal e forrada de saco plástico !

Outro lugar “maneiro” para as bactérias é a esponja. A esponja é o local número 1 da casa para encontrarmos esses seres unicelulares. Em uma analise em laboratório, uma gota retirada da esponja tem 450 milhões de bactérias de origem fecal. Então, o mesmo apetrecho que usamos para higienizar copos, pratos, panelas e talheres; pode ser uma grande cultura de bactérias altamente nocivas para a gente.

O que fazer ? Desinfete, todos os dias a esponja da sua casa com uma solução de um litro de água corrente e duas colheres de sopa de água sanitária. E lembre-se que a vida útil de sua esponja não pode passar de 7 dias.Depois de 7 dias… babau … adeus esponja !

Desde modo podemos sossegar, pois não estamos “criando bactérias na cozinha”.

Anúncios

2 respostas »

  1. Oi Andréa,
    passei para retribuir a visita e também conhecer sua página.
    Está tudo muito legal por aqui, indicarei aos meus colegas de escola.
    Depois volto para destrinchar…rsrsrs…suas postagens.
    Vou criar um link de seu blog lá no ciberhistória.
    Abraços.

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
Andrea Barreto

Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Follow Dicas de Ciências on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: