Skip to content
Anúncios

Café descafeinado colhido da Planta!


O café sem cafeina ( descafeinado) só era produzido por meio de técnicas industriais. Isso tirava da bebida muito de seu sabor. Mas uma das idéias que veio junto dos alimentos transgênicos é o Café sem Cafeina colhido no pé .

Pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia de Nara, no Japão, obtiveram experimentalmente cafeeiros geneticamente modificados que têm teor de cafeína reduzido em até 70%. Isso aconteceu em 2003 e de lá para cá muitos avanços foram feitos nesta área.

Os cientistas “pegaram”o material genético do café e modificaram, de modo que a planta não produzisse mais a cafeína. Essa substância tira o sono e faz mal a algumas pessoas. Embora, alguns estudos recentes mostram que a cafeína não é uma vilã tão horrível assim.

Com o material genético do café – no caso Coffea canephora, que é uma espécie diferente da cultivada no Brasil – modificado, os cientistas usaram uma bactéria como seringa. Na bactéria Agrobacterium tumefaciens foi introduzido o material genético modificado do café e ela fez o seu trabalho: infectou a planta do café com o material genético modificado. Assim, esse café parou de produzir a sua cafeina. Quando é colhida , as suas sementes não precisam mais passar pelo processo industrial de descafeinização.

Mas até que ponto isso é seguro ? Muitas pessoas têm medo, pois estamos usando uma tecnologia nova, que ainda não foi de todo testado. Se alguma substância ruim está sendo gerada junto com esse café modificado… ainda não sabemos. Por isso, olho bem aberto!


Leia também : Biotecnologia , o que é ?

Anúncios

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: