Skip to content
Anúncios

Intoxicação Alimentar


Você já imaginou se uma pessoa , que vai preparar um alimento, não lava as mãos antes de lidar com a comida ? Ou outra pessoa que antes de fazer uma refeição ou antes de alimentar uma criança pequena não lava as mãos ? Sabe qual é o perigo?

A Intoxicação Alimentar. Vamos aprender o que é isso ?

As bactérias estão em todos os lugares. Inclusive nas nossas mãos e unhas, principalmente se a pessoa acabou de fazer as suas necessidades fisiológicas. Se essa pessoa não lava as mãos e vai manusear um alimento, ela pode estar carregando esporos de bactérias nas mãos.

Os esporos das bactérias são formados quando o ambiente não é favorável, ou seja : se está ou muito frio ou muito calor, ou com pouca umidade . Esses esporos são muito resistentes, algumas bactérias formam esporos que resistem a temperaturas de 100 oC por mais ou menos 30 minutos. Quando o ambiente volta a ser bom, os esporos se desenvolvem em bactérias.

Existem bactérias que ao se desenvolver forma uma toxina que causa a intoxicação alimentar. É o caso dos Estafilococos ( Staphylococcus aureus )  , que se desenvolve em cremes, maionese e chantilly . Como esses alimentos não são, geralmente, cozidos em altas temperaturas, os esporos dos estafilococos   crescem e formam uma toxina . Quando o alimento é ingerido, a pessoa tem vômitos e diarréias fortes, que podem matar.

Outro grupo de bactérias que causam intoxicação alimentar são as Samonelas. Essas se desenvolvem no ovo e se esse alimento é ingerido cru… Bom , o resto você sabe!

O caso ruim é que muitas vezes o alimento não fica com cheiro de estragado e nem com o aspecto feio. Assim, a pessoa não reconhece se o alimento é um provável agente de intoxicação.

O que fazer para evitar a Intoxicação Alimentar ?

  • Lavar bem as mãos antes de preparar o alimento e antes de dar de comer para uma criança.
  • Lavar bem copos, talheres e pratos.
  • Trocar a esponja da cozinha – de 15 em 15 dias – A sua esponja de cozinha é um ótimo ambiente para as bactérias crescerem.
  • Colocar a esponja de molho em uma solução de 10% de água sanitária.
  • Evitar de comer alimentos como maionese e cremes nas lanchonetes ou restaurantes que têm uma higiene duvidosa. Na dúvida, não coma.

O que fazer para ajudar uma pessoa com Intoxicação Alimentar ?

Primeiro levar ao médico ou ao posto de saúde. Nunca dê remédios por conta própria. O vômito e a diarréia são maneiras que o corpo tem de expelir o que há de ruim.

O paciente com intoxicação alimentar deve se reitratar, tomando soro caseiro. Para preparar o soro caseiro proceda assim:

Dissolva uma medida rasa de sal (medida menor da colher-padrão) e três medidas rasas de açúcar (medida maior da colher-padrão) em um copo de água limpa (ou 1 litro de água c/ 3.5g de sal e 40g de açúcar).

Vá oferecendo à pessoa aos poucos.

Anúncios

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: