O tema que ganhou em nossa pesquisa foi a Educação Sexual. E como o combinado estou postando sobre o assunto.

A melhor forma que pensei em abordar esse assunto, foi colocando perguntas comuns ( que ouço nas minhas aulas) e responder. É claro que o assunto não vai se esgotar aqui, por isso façam mais perguntas. E , na medida do possível, eu respondo!

Então…

O que é menstruação ? E por que ela acontece ?

Menstruação é a perda mensal de sangue, que se inicia por volta dos 12 -13 anos na mulher. O útero se prepara todo o mês para receber um possível embrião, que é o resultado da fecundação – do encontro do óvulo e do espermatozóide. Assim, o revestimento interno do útero – endométrio – fica com muito sangue e, quando não há nenhum embrião para o endométrio receber, esse descama e há o sangramento. Por isso, acontece a menstruação.

Isso significa que a mulher já está ovulando e pode ficar grávida.

O que é ejaculação ?

É a saída do líquido seminal ( também conhecido como esperma). No menino, os espermatozóides são produzidos à partir dos 14-15 anos. E o líquido seminal possui estes espermatozóides que podem fecundar o óvulo, gerando um novo ser.

O que é orgasmo?

Orgasmo é uma reação intensa e prazerosa do corpo. Ocorre ao fim de vários estímulos eróticos realizados pelo(a) parceiro(a) ou pela própria pessoa ( na masturbação). É uma excitação muito legal se a pessoa sabe o que lhe está ocorrendo, sem culpas e sem medo.

O que é masturbação ? Faz mal?

É o ato de autocarícia no próprio corpo, causando o orgasmo – muitas vezes. É um ato natural, mas muitas vezes visto como imoral e feio. Quando a pessoa se masturba, ela está conhecendo o seu corpo. Dessa forma ela tem condições de saber o que mais lhe agrada na hora de fazer sexo com outra pessoa.

Mas isso não significa que a pessoa tenha que fazer isso com tanta freqüência. Nada que atrapalhe a sua vida é bom. Se a pessoa larga uma festa, um papo furado com amigos, a escola,… para jogar vídeo game; isso é muito ruim. O mesmo acontece com a masturbação: se a pessoa deixa de se relacionar com os outros, de fazer amigos e de paquerar … para se masturbar… ai está o problema.

Quando pode acontecer a minha primeira vez? Tem idade certa?

Para você fazer sexo pela primeira vez, você tem que estar preparado(a). Ter uma conversa franca com o(a) seu (sua) parceira (o) sobre os métodos anticoncepcionais. Nada de pressa. Tudo tem que acontecer quando você se sentir , realmente, preparado. Não há idade certa para isso.

É claro que tem gente que pula etapas. Você já comeu uma manga direto da mangueira ? Não é muito melhor do que aquela que compramos no mercado? Porque a manga da mangueira não amadureceu a força. Teve seu tempo para amadurecer e ficou doce. É a mesma coisa na nossa vida. Não vá fazendo porque você é o único(a) virgem da turma. Ou porque a menina ou o menino mais espetacular que já viu “ta’dando mole”. Não é assim! Seu corpo é muto valioso. Não pule etapas, amadureça e pense : “É a hora ?” Se pintar dúvidas ou se não tiver coragem de conversar com a (o) seu (sua ) paceiro(a) antes… não faça ! Lembre-se da manga!

Anúncios