Skip to content

Digestão

Imagine que você e seus colegas têm um armário bem grande. Que não passa pela porta da sua sala de aula, nem pelas janelas e vocês têm que colocá-lo para dentro. O que você faria ?

Acertou se você pensou que poderia desmontar o armário, reunir as peças dentro da sala e montá-lo novamente. É mais ou menos isso que o nosso corpo faz na digestão, ele “desmonta” o alimento em substâncias menores e coloca dentro da células. E as células irão fazer outras substâncias com aquelas moléculas simples.

A digestão é a quebra de moléculas grandes do alimento em moléculas menores.

A digestão começa na boca :

Quando comemos um sanduíche, a quebra das moléculas do pão se inicia na boca. Na boca o alimento é triturado ( mastigação) e umidecido com a saliva. Na saliva existe uma enzima chamada de amilase, que quebra o amido ( um tipo de açúcar ) em maltose.

Depois o alimento passa pela faringe, que é um tubo que serve tanto para o aparelho digestório e respiratório. E segue para o esófago. O alimento é empurrado por esse tubo por um movimento chamado de peristálticos. Veja a figura.

No final do esôfago, o alimento encontra o estômago. Neste órgão, o bolo alimentar continua a sua digestão. Agora, as protéinas são digeridas. No estômago , o alimento é misturado ao suco gástrico que é muito ácido por causa do ácido clorídrico. Duas enzimas, pepsina e renina agem. A pesina decompõe a proteína e a renina age nos bebês digerindo a protéina do leite. Após, os dois anos , mais ou menos, a criança pára de produzir essa enzima.

Depois, o alimento segue até o intestino delgado, onde o suco pâncreático ( produzido pelo Pâncreas ) age. No suco pâncreático encontramos as enzimas que acabam de digerir os carboidratos e as proteínas. Também ocorre a digestão dos lipídios ( gorduras).

A bile ( produzida pelo fígado) age diminuíndo as gorduras em pequenas gotinhas. E isso ajuda a digerir os lipídios. Por fim, o alimento vai para o intestino grosso onde os nutrientes são absorvidos para o sangue, junto com a água e os resíduos acabam virando as fezes.

Os nutrientes absorvidos para o sangue seguem e irão para cada célula do nosso corpo.

Anúncios

2 Comments »

  1. gosteii serviO siim .. Mas o que eu estava procurando mesmo é um texto que tenha falando dos ácidos que contém no estomago ,o processo que a comida passa, se ela é ou não diluida totalmente ..Sabee é que eu tenho que fazer um trabalho de quimica e vida e eu queria falar sobre a digestão e seus acidos ..!Mas esse texto aíi é bom !

  2. Boa tarde Andréa!

    Me chamo Vanessa e a 1 dia assumi a 5ano em uma escola pública.
    Resumindo, sempre dei aulas para o infantil, 1 e 2 ano e agora estou tendo este desafio. Apesar de ser púbica, a escola é um modelo de nível particular então os pais fritam a diretora quase todo dia e se não bastasse ontem quando peguei os cadernos descobri que a matéria esta atrasada os alunos desinteressados e os pais convocaram uma reunião, pois seus filhos foram muito mal nos vestibulinhos das escolas particulares. Conclusão, estou com uma bomba na não, nunca lecionei ciências e me lembro muito pouco da época da escola… neste momento estou na biblioteca pesquisando, lendo e tentando planejar, tenho menos de 4 meses para fazer esse povo trabalhar, não só fazer um bom trabalho aos olhos da direção mas fazer as crianças aprenderem com qualidade, pois eu sei como sofri por não ter tido professoras comprometidas. Adorei tudo que vi em seu blog e peço encarecidamente que me ajude com dicas, atividades, indicação de sites, livro, aulas, vídeos…. Quero montar um bom material e dar uma boa aula, uma aula interessante e satisfatória. Por favor você poderia me orientar?
    Abaixo segue o plano, como disse, apesar de faltar pouco para o fim do ano preciso retomar o que foi dado, preciso aplicar uma sondagem, mas pelo pouco que vi já me desesperei. Não souberam me responder o que eram fossas nasais.

    1. Teoria da origem da vida/ Corpo humano(organização)/Célula/Tecido/Órgãos e sistemas.(Conhecer algumas teorias sobre a origem da vida.
    Compreender como o corpo humano se organiza: célula, tecido, órgãos e sistemas)

    2.Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do indivíduo/Conhecer o funcionamento do sistema do corpo humano e os principais órgãos que compõem o sistema digestório/Reconhecer a importância de uma alimentação equilibrada para a manutenção da saúde.(Sistema Digestório/principais órgãos/componentes de uma alimentação equilibrada e saudável)

    3. Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do indivíduo/Conhecer o funcionamento dos sistemas do corpo humano e os principais órgãos que realizam suas funções: Sistemas excretor e reprodutor. (Sistema respiratório/Sistema circulatório (imunológico)/
    Sistema ósseo-muscular/Sistema nervoso)

    5. Sistema excretor ( importância da água no corpo);
    Sistema reprodutor.

    Desde já agradeço de todo coração.

    Vanessa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: