Endotérmicos e Ectotérmicos


Dois termos muito estranhos esses , né ? Mas a idéia é muito simples. São duas formas de classificar os seres vivos.

A maioria dos animais necessita do calor do meio ambiente, principalmente do Sol, para viver. São os animais ectotérmicos. São os animais que conhecemos como de “sangue frio”. Sabe aqueles Jacarés que ficam no Sol esquentando ? São eles. Outros nomes para esse tipo de animal são pecilotérmcos e exotérmicos. Como exemplos, além do jacaré temos: as cobras, os sapos, os lagartos, os insetos,…

Mas existe um grupo de animais, que gasta uma fração do seu metabolismo para produzir internamente o seu calor. São os animais endotérmicos. São conhecidos como animais de “sangue quente”. E, também, têm outro nome: homeotérmico . Nestes animais a temperatura é constante, independente do meio ambiente.

A grande vantagem é que os endotérmicos podem manter a sua vida a despeito da temperatura ambiente. Graças a endotermia, as aves podem chocar os ovos.  Os animais endotérmicos são a minoria no entanto. São as aves e os mamíferos.

Não é difícil, né ?

101 opiniões sobre “Endotérmicos e Ectotérmicos”

  1. OLHA PESSOAL ESSE SITE ESTA ERRADO!!!!!
    ectotermicos são:animais que se adptam ao clima que vivem como (peixes,anfibios erepteis)
    e os endotérmicos são:animais que usam o mentabolismo para manter a temperatura corporal constante como:(aves,mamiferos )
    FONTE:LIVRO DE CIENCIAS DO7ANO (JOAO BATISTA)

    Curtida

    1. Querido Pedro,
      o que seu livro diz e o que meu site ERRADO diz é a mesma coisa. Se o animal é ectotérmico, ele tem que “usar” o calor do ambiente para conseguir atingir uma certa temperatura para manter seu metabolismos ( ou seja: se adaptar ao clima!). E se o animal é endotérmico, não necessita do calor do ambiente. Se próprio corpo, pelo metabolismo, produz seu calor.

      Você deveria ler melhor o que está escrito. Ler não é passar o olho, é interpretar. Se o que está escrito aqui não usa as mesmas palavras que meu post, não quer dizer que está errado! Cuidado com que você escreve.

      Por fim, minhas fontes bibliográficas são livros de ensino superior.

      Beijos

      Curtida

      1. Porém, existem animais homeotérmicos que são ectotérmicos, como os lepidossauros e alguns anfíbios, portanto, ectotérmico não é sinônimo de pecilotérmico, pois alguns animais homeotérmicos são ectotérmicos, nem endotérmico é sinônimo de termorregulador (pelo mesmo motivo)!

        Curtida

        1. Querida Clara,não sei se você percebeu esse Blog é para alunos de ensino fundamental e médio. E o artigo em questão é para o ensino fundamental, que nunca ouviu falar nesses termos.
          Existe um pensador em educação chamado Vygotsky que fala sobre a Zona Proximal, onde você vai aproximando do correto o conceito para o aluno. Não dá para despejar tudo no primeiro momento, assim ninguém aprende nada. Nem todo mundo é tão sabido como você.
          Se você se der ao trabalho vai achar um artigo meu aqui no Blog sobre Termorregulação.
          Antes de criticar, procure entender o objetivo do BLOG!

          Curtida

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s