A Pirâmide Alimentar é um instrumento, sob a forma gráfica, de orientação da população para uma alimentação mais saudável. É como um desenho de uma pirâmide onde na base temos os alimentos que mais podemos ingerir e na ponta os que menos podemos comer.

Veja o exemplo abaixo:


 

Então, lá no topo estão os alimentos que menos porções devemos comer – as gorduras, óleos , açúcares e doces. E lá embaixo temos os que mais podemos comer – os cereais ( como arroz, trigo, …) , pães, raízes e tubérculos ( como a batata, o aipim ou mandioca, a mandioquinha,…). Repare bem que no meio temos os alimentos que podemos comer um pouco mais como as frutas e hortaliças ( alface e o tomate são bons exemplos). E um pouco mais acima, os alimentos que podemos ingerir -mas não tanto quanto as frutas e hortaliças – são as carnes, ovos, leguminosas ( feijão e ervilha) leite e seus derivados ( queijo, iogurte e colhada).

Para o seu prato ser saudável, você deve observar se tem um pouco de cada grupo de alimentos. Não adianta “encher a cara de ” batatas fritas ou, no outro extremo , bater um prato de alface. Comer de modo saudável é conseguir balancear a sua dieta, e , comer como ensina a pirâmide alimentar.

Cada grupo de alimentos é fonte de nutrientes específicos e essenciais a uma boa manutenção do organismo.

  • Grupo de pães, massas, tubérculos: Fonte de carboidratos, nutriente fornecedor de energia. Pães, massas e biscoitos integrais são ainda boa fonte de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino.
  • Grupo das frutas e hortaliças: Ótimas fontes de vitaminas e sais minerais, dentre eles, antioxidantes que diminuem o efeito deletério do estresse oxidativo e dos radicais livres. Também possuem boa quantidade de fibras.
  • Grupo das carnes: São alimentos compostos basicamente de proteína, muito bem utilizada por nosso organismo para produção de tecidos, enzimas e compostos do sistema de defesa. Além disso, são ricas em ferro e vitaminas B6 (pirixodina) e B12 (cianocobalamina), tendo sua ingestão (nas quantidades adequadas) efeito preventivo nas anemias ferropriva e megaloblástica.
  • Grupo do leite e derivados: São os maiores fornecedores de cálcio, mineral envolvido na formação de ossos e dentes, na contração muscular e na ação do sistema nervoso. Além disso, possuem uma boa quantidade de proteína de boa qualidade.
  • Açúcares e óleos: são pobres em relação ao valor nutritivo, sendo considerados, por isso, calorias vazias. Mas agora se descobriu que o azeite é importante para evitar pressão alta e taxas altas de colesterol. O colesterol entope as arterias e veias, fazendo que o nosso coração trabalhe mais, o que pode causar uma parada cardíaca.

Então … boa refeição.

Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

49 comentários

  1. Adooreii : }

    Responder

  2. cara me ajudou muito isso valeu pessoal que ajudou a colocar esse site me ajudou muito tirei 10 meu valeu 🙂

    Responder

  3. nosa estou muito feliz pq eu vou entragar o meu trabalho tchau gente tenha uma boa noite que deus iluminie cada cando da sua vida amel beijos emily dos teis andradre …….

    Responder

  4. adorei vou tirar um 10 otimo era disso que eu precisava

    Responder

  5. David Machado Ordynnaryoo 13/01/2015 às 22:17

    muito bom esse pagina da web muito pra fazer trabalho escolar valeu gente pela ajuda tchau e até mais fui

    Responder

    1. Enzo Mateus 20/06/2015 às 20:56

      eu também achei legal!!

      Responder

  6. bruna carvalho de sousa 06/06/2015 às 10:36

    muito top,me ajdou obrigada

    Responder

  7. Muito Legal!

    Responder

  8. também me Ajudou.

    Responder

Deixe uma resposta