Evolução das Plantas


Criei uma pequena enquete para saber , qual seria o próximo assunto no Blog . E com 33% dos votos ganhou a Botânica e em segundo lugar foi a Educação Sexual ( 29%).

Vou fazer outra enquete, que vai incluir a educação sexual, para vocês escolherem novamente.

Como a área de Botânica é enorme, e , não foi especificado nenhum tema; escolhi a Evolução Vegetal. Esse tema é muito legal e tem uma vantagem: Em termos de fósseis, os fósseis de vegetais têm menos lacunas na sua evolução do que os dos animais. Então vamos lá ?

O primeiro ser vivo que apareceu na Terra vivia no oceano, não era autotrófico, quer dizer não fazia a Fotossíntese. A Fotossíntese é um processo muito elaborado, e, acredita-se que o primeiro ser vivo era heterotrófico ( se alimentava de outros seres vivos ou de alguma proteína que tivesse “dando sopa ” no oceano ) e anaeróbico ( fazia a respiração sem o Oxigênio). Nesse ponto é que devemos pensar melhor…

“Mas por que sem Oxigênio? “. Bom, sem plantas que fazem a fotossíntese, não existia o oxigênio livre,que nós seres vivos aeróbicos usamos para respirar. Mas ai surgiram células que eram capazes de fabricar o seu alimento usando substâncias inorgânicas simples. Ou seja: as células pegavam o gás carbônico e algumas substâncias neste oceano primordial, com a ajuda da energia do Sol ; fabricavam um açúcar. Essas seriam as primeiras células autotróficas que faziam a Fotossíntese. Como resultado da Fotossíntese, tínhamos o Oxigênio livre na atmosfera.

Com o aumento do oxigênio na atmosfera tivemos a formação da camada de ozônio, que protege os seres vivos na radiação UV. A Terra se modificou assim. Além disso, o açúcar fabricado por essas células autotróficas estava mais disponível para entrar na cadeia alimentar dos seres vivos.

O próximo passo era sair da água e se sustentar no solo. Isso aconteceu com o surgimento dos Musgos, da divisão botânica das Briófitas. Os Musgos são mais resistentes a desitratação, mas não possuem canais de transporte de água ( não são vascularizadas) e isso impede muito o seu crescimento. Além de tudo, os Musgos necessitam muito da água para viver.

As células das Briófitas possuem cutícula e a parede celular, o que já é um grande avanço e impede a desitratação dos musgos em ambiente terrestre. Com a cutícula nas folhas, que é uma espécie de cera, apareceu uma desvantagem: ela impede as trocas gasosas, ou seja , a entrada de Gás Carbônico e a saída do Oxigênio. E isso foi resolvido com o surgimento nos Musgos dos estômatos, que são pequenas aberturas onde se dá essa troca na Fotossíntese. ( Veja a figura)

Depois surgiram as samambaias , da divisão Pteridófitas. Essas eram vascularizadas e tinham as raízes para se fixar no solo. E com o passar do tempo as plantas sugiram com semente nuas ( Gimnospermas) e ,mais tarde, com flores e frutos -as Angiosperamas. (Leia também Angiosperma e Gimnosperma)

Os cientistas acreditam que as plantas levaram milhares e milhares de anos para se adaptarem ao solo. As samambaias por exemplo, chegaram ao seu auge junto com os grandes Dinossauros , isso foi quase ontem em termos geológicos. O nosso planeta tem a “cara” e o “jeito” que tem por causa da Fotossíntese. Temos que ser muito agradecidos as plantas. Pois sem elas , respirar seria impossível para a gente.

Anúncios

10 respostas »

  1. “aiii nossa senhora eu adorei isso me ajudou bastante a faze o meu trabalho de recuperaçao!! MUITO OBRIGADO
    eu so fikei de recuperaçao por causa de 0,5 decimos!
    bjus muito obrigadoo!!!!”

    Curtir

  2. ANDREA TEMOS MUITO EM COMUM SOU PROFESSORA DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS EM SÃO PAULO E ESTAVA PROCURANDO O ASSUNTO EVOLUÇÃO DAS PLANTAS QUANDO ENCONTREI O SEU .VOU TRABALHAR O SEU TEXTO COM MEUS ALUNO DO 3 ENSINO MÉDIO ADOREI LINDO VOCÊ CRIAR ESSE BLOG A RESPEITO DESSE ASSUNTO TÃO LONGE DA REALIDADE DE NOSSOS ALUNOS. ABRAÇOS PROFA CRISTINA…

    Curtir

  3. Adorei o que voçê escreveu, mas,entretanto,porém,todavia,no entanto,não obstante,eu teria gostado muito mais se fosse mais extenso e com mais detalhes,já que o meu trabalho escolar vai influenciar muito na minha nota,e no meu grupo estão quatro pessoas , e todos nós temos que falar e fazer o trabalho escrito.de qualquer maneira foi a melhor coisa que encontrei, então vai ter que ser esse aqui mesmo.

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
Andrea Barreto

Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Follow Dicas de Ciências on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: