Skip to content
Anúncios

Bactérias: Vilãs ou Mocinhas?


As bactérias são organismos unicelulares, procariontes e microscópicas. São bem pequenas, mas se reproduzem em alta velocidade. Podem se reproduzir por cissiparidade ou divisão binária, isto é : de uma bactéria teremos duas ( veja figura ao lado). De duas , quatro. E assim vai. Também podem fazer a reprodução sexuada, quando há a troca de material genético.

Estes seres vivos bem simples estão no Reino Monera. E toda a vez que ouvimos sobre bactérias, torcemos o nariz. Como se elas nos trouxessem somente doenças. Será verdade ? Vamos conhecer melhor esse grupo de seres vivos?

Classificando quanto a forma e a agregação:

As bactérias podem ser de diversas formas. Quando são redondas são chamadas de Cocos. Quando são em forma de bastão, Bacilos. Se a sua forma é de uma vírgula são denominadas de Vibrião. Mas se são em forma de uma espiral, Espirilo.

Quando as bactérias se juntam ( estão agregadas), também há um tipo de classificação. Se um par de CocosDiplococos. E se um grupo de Cocos forma uma fila, como um colar, chamamos de Estreptococos. Mas se um grupo de Cocos se juntam de forma desorganizada, como um cacho de uvas, denominamos Estafilococos. Agora, se os Bacilos se juntam em pares: Diplobacilos. E se se juntam em cadeia, são os se juntam chamamos de Estreptobacilos.

As Bactérias e as Doenças

É verdade que existem muitas bactérias que nos causam doenças. Elas estão em todos os lugares: ar, água e solo. As bactérias podem nos causar espinhas, diarréia ( Bacilo diftérico), tuberculose (Mycobacterium tuberculosis), pneumonia bacteriana (Streptococcus pneumoniae ), febre tifóide ( Salmonella typhi ), sífilis (Treponema pallidumn ) ,… Mas não se assuste, pois na maioria das vezes ou existe tratamento por meio de antibióticos ou temos como evitar tomando vacinas.

E nosso corpo está preparado para combater algumas doenças. Outras vezes o melhor remédio é evitar, como no caso da Sífilis – que é uma Doença Sexualmente Transmissível- temos que evitar por meio da camisinha e diminuindo o número de parceiroas ( aqui é o caso de quanto menor, melhor!).

Bactérias “Boazinhas”.

Mas existe o grupo “do bem” das bactérias. Algumas vivem em nosso intestino ou na região genital masculina e feminana. Vivem em simbiose, isto quer dizer: nos prestam favores em troca do ambiente para viver. Elas evitam doenças infecciosas e ajudam na digestão ( no caso das bactérias que vivem em nosso intestino- Flora Bacteriana Intestinal).

Além disso, fixam o nitrogênio nas leguminosas. São as bactéria que nos ajudam a fabrica iogurtes, queijos, picles, vinho, vinagre, molho de soja,… Até existem propagandas de iogurtes por ai que falam em Lactobacilos vivos. É que essas bactérias ( Lactobacilos) sobrevivem a digestão da gente e se juntam a flora intestinal que temos normalmente, para ajudar na digestão.

Então, as Bactérias são tão ruins assim?

Quer saber mais ? Leia em Lactobacilos Vivos

Anúncios

9 Comments »

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: