Skip to content
Anúncios

Biotecnologia – O que é ?


Vamos ler e aprender um pouco sobre uma aplicação dos conhecimentos de Biologia no nosso dia-a-dia?

A Biotecnologia é a aplicação de todos os avanços tecnológicos do estudo da Biologia – especialmente da Genética- em larga escala no nosso cotidiano. Com o desenvolvimento da Engenharia Genética, somos capazes de “transformar” alguns seres vivos para “fazerem ou serem” o que queremos.

Por exemplo, a gente pode pegar uma Bactéria que seria inócua ( infensivo, que não trás dano algum a nossa saúde) e “engenheirar” ela para que fabrique uma droga ou um remédio. Para fabricar naturalmente um antibiótico chamado fosfomicina ( que age contra alguma Bactérias), usa-se um microrganismo chamado de Streptomyces fradiae, que é uma espécie de bactéria. Mas esse processo é muito caro e trabalhoso. Então para se fabricar o mesmo antibiótico, uma outra bactéria foi modificada geneticamente – Streptomyces fradiae. Como foi feito isso ?

Estudaram a primeira Bactéria que fabricava naturalmente o antibiótico, descobriram o gene ou quais os conjuntos de genes responsáveis por fazer o produto e separaram este gen ou o conjunto. Depois colocaram o gen “fabricante de antibiótico” na outra Bactéria – Streptomyces fradiae – e essa fabrica a fosfomicina a rodo para os laboratórios.

Isso é o que faz a Biotecnologia. Pode -se fazer isso com Plantas por exemplo: Colocamos no milho um gen que é responsável por fabricar uma proteína importante para a gente – que não tem no milho – e essa semente começa a fazer a tal proteína.

Vantagens : assim um povo acostumado a se alimentar do milho e que tem carência da tal proteína, passa a se alimentar melhor. Na próxima geração, a planta vai continuar fabricando a proteína, pois o gen será passado para as outras plantinhas. As plantas podem ficar mais “fortes” as pragas, quando “engenheiradas” para tanto.

Desvantagens: Pode ser que estejamos brincando de Deus e mexendo em uma coisa sem saber o que realmente pode modificar. Como um jogo de dominó, uma peça colocada atrás da outra. Se derrubamos a primeira – o gen modificado – o que não estaremos modificando junto? E se o pólen de uma planta modificada for para em outra não modificada, o que pode acontecer depois de milhares de gerações ? O que a natureza levou anos e anos para modificar, será que com um toque rápido do homem que dará certo ?

Pense nisso e me conte !

Leia, também- Seres Trangênicos .

Anúncios

4 Comments »

  1. gostaria muito de me formar na area de biotecnologia acredito que essa possa ser de grade ajuda para humanidade mas claro nos arriscamos muito brincar com Deus afinal ele é quem criou e fez todas as coisas por estou em duvida alguem pode me ajudar ??

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: