Skip to content
Anúncios

Corais e o pH dos Oceanos


Enquanto a emissão de CO2 aumenta, os oceanos ficam mais ácidos.

Nós estamos gerando muito Gás Carbônico (CO2), através da queima de combustíveis fósseis – por exemplo- e este CO2 é lançado na atmosfera. Cerca de um terço deste Gás Carbônico é absorvido pelos oceanos, que são naturalmente básicos ( pH entre 7,5 e 8,5).

Organismos como os Corais ( do Filo Cnidária) se adaptaram a esse meio no decorrer de milhares de anos. Agora, a transformação está sendo muito rápida e os Oceanos, que absorvem esse CO2, estão se tornando rapidamente e perigosamente ácidos. Colocando em risco estes animais.

Os recifes de Corais possuem o esqueleto formado por íons de carbonato, presentes na água do mar. A concentração deste íon no mar, depende diretamente do pH básico da água. Quanto mais ácido o mar ficar, menos íons de carbonato os corais terão para formar seu esqueleto. E isso vai levar ao desaparecimento deste grupo de seres vivos.

Com o desaparecimento dos corais, a cadeia alimentar ficará comprometida, prejudicando assim os peixes, caranguejos, lulas, polvos,… Por isso é bom ficar atento a emissão de CO2, não só pelo aquecimento global, mas também por causa dos Corais e outros seres vivos.

Anúncios

5 Comments »

  1. Prezada Andrea,

    De fato, os oceanos estão ficando comprometidos … a maior parte do oxigênio do planeta é fornecida pelo mar, apesar de alguns ainda acharem que seja a floresta amazônica.

    Gostei de saber que existe gente entusiasmada em ensinar e que confia na garotada.

    Até,

    jfy (insilicium)

    Curtir

  2. Eu concordo com quase todas as coisas,exceto por um equivoco no filo descrito… Nao seria os Cnidários(Celenterados) ,o filo dos corais??

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: