Skip to content
Anúncios

Ecossistema Costeiro – Mangue


Pode parecer bem nojento, porém o Mangue é um ecossistema muito importante. A primeira vez que fui estudar esse tipo de ecossistema, eu fiquei morrendo de nojo. O cheiro, a lama e a água… não dão a impressão de limpeza.

Mas vamos entender o que é um mangue para depois vermos se é tão nojento assim…

O Ecossistema de Manguezal é um ecossistema costeiro, de transição entre o ambiente terrestre, marinho e de água doce. É característico da região tropical e subtropical.

O solo é muito úmido, salgado, pouco oxigenado e muito rico em nutrientes. Tem muito material orgânico em decomposição ( por isso o solo é rico em nutrientes) , o que proporciona aos animais, como peixes e caranguejos, um belo “banquete”.

Vegetação

A sua vegetação é bem específica. Na verdade, o nome mangue se deve ao tipo de alguns arbustos presentes lá. Devido ao solo pobre em oxigênio e salino, as platas desenvolveram raízes aéreas. Essas raízes podem ser do tipo : Escoras – que mantém a planta em pé, pois o solo é estremamente fino e não dá suporte à sua vegetação – e Respiratórias ou Pneumóforas – que é capaz de absorver o oxigênio direto do ar.

Algumas plantas encontradas nos manguezais brasileiros são:

  • Rhizophora mangle ( Mangue vermelho )
  • Laguncularia racemosa ( Mangue Branco)
  • Avicennia shaueriana ( Mangue Preto)

Importância

Dizem que o mangue é um grande berçário de peixes. Algumas espécies se reproduzem lá e crescem se alimentando entre as raízes dos Mangues. São grandes estuários ( locais de encontro entre o mar e os rios), onde há grande produção primária e possuem uma enorme biodiversidade.

Hoje em dia, sabe -se que os mangues agem como grandes filtros dos afluentes. Lá ficam retidos os metais contaminantes presentes nos esgotos. Como isso ocorre ?

Como as águas ficam mais lentas nos mangues há uma deposição de partículas enriquecidas de metais. Quando as plantas fazem a fotossíntese , liberando o oxigênio, esse reage com o Ferro e o Manganês ( formando o Óxido de Ferro e de Manganês- abundantes nestas regiões), que se precipitam carregando outros metais.

Viu? Agora você acha que os Mangues são muito nojentos e não servem para grandes coisas ?

Anúncios

10 Comments »

  1. O Portal do Estudante agradece os elogios e desde já parabeniza o blog Dicas de Ciências pelo vasto conteúdo. Obrigado por colocar o link do Portal do Estudante.
    OBS: O seu blog também foi linkado na área “Sites Recomendados” do Portal do Estudante.

    Curtir

  2. Agradeço muito pelas informaçoes,mais gostaria de saber mais sobre o clima do manguenzal,o solo do manguenzal,as caracteristicas da fauna e flora,principais impactos ambientais.Vc pode manda pro meu E-mail?
    Obrigada

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: