Pense na seguinte situação: você sobe uma escada, dentro de sua casa, e, solta lá de cima uma pedra e uma pena. Qual vai chegar no chão primeiro?

Claro, que é a pedra. Por quê ? Pare e pense … Por que a pedra é mais pesada que a pena ? Por que a pedra tem maior massa do que a pena ?

Bom antes de se afobar, vamos raciocinar juntos ?

Agora, vamos pensar em outra situação : Você sobe na mesma escada, dentro de casa, com duas folhas de papel idênticas. Mas com uma você faz uma bolinha de papel e a outra você não amassa, e, torna a largar as duas do alto da escada . Epa ! A bolinha de papel caiu primeiro. Mas as dua folhas têm a mesma massa ! E agora ? Como vou explicar!

Quando Galileu pensou sobre o lance da Pedra e da Pena, achou que havia alguma força que retardasse a queda da pena. ( Veja figura ao lado : em (A) o tubo não tem vácuo e em (B) o tubo está em vácuo) E essa força é a resistência do ar. Se a gente pudesse colocar os dois corpos em um vácuo, quer dizer em um local sem ar, veria que a pedra e a pena caem juntas. No caso das folhas de papel, ocorreu maior resistência do ar na folha aberta. A resistência do ar é uma força que o ar exerce no sentido contrário a queda. Então, não importa a massa de um corpo, o que está acontecendo aqui é que um corpo sofre maior resistência do ar do que outro.

Se o volume de um corpo não é grande, a resistência do ar não vai atuar muito sobre ele. Mas a força da gravidade, aqui na Terra, atua sobre todos os corpos. É ela que atrai tudo para o centro da Terra. Assim, a aceleração que esses corpos sofrem na queda é a aceleração da gravidade ( na Terra é de 9 m/s2).

Concluimos que : Quando dois corpos quaisquer são abandonados de uma mesma altura e caem no vácuo ou em queda livre, o tempo de queda é igual para ambos, mesmo que seus pesos sejam diferentes.

Através de experiências cuidadosas, Galileu conseguiu constatar que o movimento é uniformemente acelerado, ou seja, a velocidade de um corpo qualquer, em queda livre, aumenta sempre de quantidade que serão iguais em cada 1s.

Desafio:

Agora é você quem me explica : Na missão Apollo 15, que foi a Lua, um astronauta soltou uma pena e um martelo na superfície lunar. Os dois cairam juntos. Explique-me a razão deste experimento dar certo na Lua e não no espaço sideral.

Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

5 comentários

  1. Por que o que realmente faz isso eh a força da gravidade do ar, e como na lua não tem gravidade…

    Já se sabe né?

    Responder

    1. ronaldo

      Responder

  2. Na Lua eles cai junto pq nao tem resistencia do ar
    Nao da no espaço sideral pq na lua tem gravidade, no espaço nao

    Responder

  3. Na Lua eles caiem juntos porque,lá não existe gravidade.
    E o que faz com que a pedra cai primeiro é a gravidade.
    É como se fizesse a mesma experiencia no Vácuo(eles caiem juntos).

    Responder

    1. Lana,
      na Lua tem gravidade. O ar que é rarefeito e por isso os corpos caem jutos.

      Beijos

      Responder

Deixe uma resposta