Skip to content
Anúncios

Queda livre


Pense na seguinte situação: você sobe uma escada, dentro de sua casa, e, solta lá de cima uma pedra e uma pena. Qual vai chegar no chão primeiro?

Claro, que é a pedra. Por quê ? Pare e pense … Por que a pedra é mais pesada que a pena ? Por que a pedra tem maior massa do que a pena ?

Bom antes de se afobar, vamos raciocinar juntos ?

Agora, vamos pensar em outra situação : Você sobe na mesma escada, dentro de casa, com duas folhas de papel idênticas. Mas com uma você faz uma bolinha de papel e a outra você não amassa, e, torna a largar as duas do alto da escada . Epa ! A bolinha de papel caiu primeiro. Mas as dua folhas têm a mesma massa ! E agora ? Como vou explicar!

Quando Galileu pensou sobre o lance da Pedra e da Pena, achou que havia alguma força que retardasse a queda da pena. ( Veja figura ao lado : em (A) o tubo não tem vácuo e em (B) o tubo está em vácuo) E essa força é a resistência do ar. Se a gente pudesse colocar os dois corpos em um vácuo, quer dizer em um local sem ar, veria que a pedra e a pena caem juntas. No caso das folhas de papel, ocorreu maior resistência do ar na folha aberta. A resistência do ar é uma força que o ar exerce no sentido contrário a queda. Então, não importa a massa de um corpo, o que está acontecendo aqui é que um corpo sofre maior resistência do ar do que outro.

Se o volume de um corpo não é grande, a resistência do ar não vai atuar muito sobre ele. Mas a força da gravidade, aqui na Terra, atua sobre todos os corpos. É ela que atrai tudo para o centro da Terra. Assim, a aceleração que esses corpos sofrem na queda é a aceleração da gravidade ( na Terra é de 9 m/s2).

Concluimos que : Quando dois corpos quaisquer são abandonados de uma mesma altura e caem no vácuo ou em queda livre, o tempo de queda é igual para ambos, mesmo que seus pesos sejam diferentes.

Através de experiências cuidadosas, Galileu conseguiu constatar que o movimento é uniformemente acelerado, ou seja, a velocidade de um corpo qualquer, em queda livre, aumenta sempre de quantidade que serão iguais em cada 1s.

Desafio:

Agora é você quem me explica : Na missão Apollo 15, que foi a Lua, um astronauta soltou uma pena e um martelo na superfície lunar. Os dois cairam juntos. Explique-me a razão deste experimento dar certo na Lua e não no espaço sideral.

Anúncios

5 Comments »

  1. Na Lua eles caiem juntos porque,lá não existe gravidade.
    E o que faz com que a pedra cai primeiro é a gravidade.
    É como se fizesse a mesma experiencia no Vácuo(eles caiem juntos).

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: