Vamos continuar o nosso Pequeno Dicionário ?

Ainda estou esperando os termos deconhecidos dos leitores. Veja, primeiro, o início deste Dicionário de Botânica para entender como está sendo construído. Vamos em frente então?

Nesta parte vamos entender os frutos . Mas antes darei uma pequena explicação do que é Fruto.

Os frutos são as estruturas auxiliares da reprodução dos Angiospermas. Eles são os ovários amadurecidos, o que acontece após a fecundação, e, aujudam na dispersão das sementes. Ou seja: se um passarinho se alimenta de um fruto, ele engole a semente e depois defeca essa semente longe da “planta – mãe”. Isso é a dispersão.

Os Frutos podem ser :

  • Simples : quando se originam de uma flor de carpelos unidos entre si. Exemplo: Laranja, Maçã, Pera, Tomate,…
  • Compostos : se originam de uma flor com carpelos separados. Exemplo: Morango, Jaca, Fruta do Conde ou Pinha,…
    • Carpelo : é a folha modificada que se fecha sobre os ovários, como se fossem “casinhas em volta dos ovários”.

Classificando os Frutos:

  • Bagas : são frutos simples e carnudos com o pericarpo suculento e comestível. Com várias sementes. Sementes podem ser facilmente separadas do endocarpo. Exemplo: tomate
    • Pericarpo: Também chamado de epicarpo ou exocarpo. Parte conhecida como casca ou pele do Fruto. Parte mais externa do fruto.
    • Endocarpo: camada mais interna do fruto. Fica bem perto das sementes.
  • Drupa: frutos simples e carnosos e com apenas uma semente. A semente não é facilmente separad do endocarpo, formando um caroço. Exemplo: Pêssego.
  • Folículo : fruto seco, simples e deiscentes .É o mais simples dos frutos e é encontrado nos fósseis das Angiospermas. Exemplo: Peroba ( veja foto)

    • Deiscentes : frutos que se abrem quando maduros
  • Cápsula: fruto seco, composto e deiscentes. Formado por dois ou mais carpelos. Exemplo:Urucum (Veja Foto)

  • Aquênio: fruto simples, seco e com uma só semente presa ao pericarpo. É indeiscente. Exemplo: Castanha do Caju.
    • Indeiscente: fruto que não se abre.
      • Atenção : O caju é considerado um Pseudofruto, pois a sua parte suculenta – a parte que comemos- é o pendúculo da Flor e não o ovário desenvolvido.

Vamos para por aqui. Depois continuamos o nosso Pequeno Dicionário de Botânica.

Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

4 comentários

  1. es urgente la pregunta, como se llaman los frutos de la segunda foto?

    Responder

    1. SE chama Urucum! Beijos

      Responder

  2. Estou confusa, por favor me ajude e me corrija se estiver errada. Quando penso em aquênio lembro do morango que tem vários, então já que o aquênio é um fruto seco e que os frutos se originam de um ovário fecundado em algum momento deveriam haver muitos ovários e toda aquela parte vermelha, veio de onde?

    Responder

    1. Sandra, na verdade o fruto verdadeiro do morango é a semente. A parte vermelha é o receptáculo da flor. Leia melhor aqui:
      http://www.hortibrasil.org.br/jnw/index.php?view=article&catid=50%3Acomercializacao&id=136%3Aum-pouco-da-fisiologia-de-frutificacao-do-morango&option=com_content&Itemid=82

      Beijos

      Responder

Deixe uma resposta