Skip to content
Anúncios

Darwin- Conhecendo melhor! Infância


Vou começar a escrever um pouco sobre a vida de Charles Darwin.

Admiro muito esse Naturalista que revolucionou a maneira de encarar os seres vivos. Todo biólogo trata Darwin com uma certa reverencia, pois nós olhamos o ser vivo de maneira diferente depois da sua teoria. Escreverei por partes sobre a vida dele, essa é sobre a sua infância.

Charles Robert Darwin veio de uma família cujo os interesses pela ciência já vinha de longa data. Um dos seus avós, Erasmus Darwin ( 1731-1802), era um médico muito bem sucedido em Lichfield – cidade no centro da Inglaterra. Erasmus Darwin tinha ganhado de seu pai um forte interesse por fósseis e pela história natural. Seus estudos o levaram a concluir que as formas de vida na Terra eram aparentadas. Ele defendia que as espécies haviam evoluido. Essa idéia era totalmente contrária ao que se pensava na época. Pois se achava que a vida tinha sido criada tal qual existia, sem ocorrer evolução alguma, era o Criacionismo.

Um dos filhos de Erasmus Darwin , Robert Warning Darwin, casou-se com Susannah Wedgwood e foram morar em um casarão chamado The Mount. Tiveram quatro filhas e dois filhos. Um deles era Charles Darwin que nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809. A mãe de Darwin morreu quando ele tinha 8 anos. Ele , então, passou a ser criado pelas irmãs mais velhas.

A vida na casa de Darwin, quando era menino, foi dominada pela figura do pai: Dr. Robert, que era médico bem sucedido, como fora o pai. Robert Darwin era um homem corpulento, gordinho, muito alto e adorado pelos seus pacientes. Era considerado bondoso e sensível, mas com a morte da esposa se tornou muito irritadiço. Às vezes, tratava os filhos com severidade e dureza. “O clima em The Mount era sempre carregado”- escreveu um dos primos após uma visita.

Ao contrário de Erasmus, o Dr. Robert não era interessado em história natural, embora gostasse de jardinagem. E passou esse gosto ao filho. Charles Darwin, quando era criança, colecionava avidamente conchas, ovos de aves, rochas e insetos. Com 10 anos passou três semanas no litoral e viu insetos que o fascinou. A sua tentativa de coletar os insetos foi frustrada pela imã Susan que o repreendeu dizendo que era errado matar os insetos para colecioná-los.

Por volta dos 15 anos, aprendeu a atirar. E durante anos ficou aficionadao em caçar perdizes e outras aves. Era costume entre os cavaleiros de sua classe social naquela época caçar, mais tarde ele pôs a sua habilidade com a espingarda a serviço da ciência para coletar e etudar espécimes.

O pequeno Charles Darwin não levava a escola a sério. Como era comum em sua época, a sua educação começou dentro de casa, tendo como professores os imãos mais velhos. Aos 8 anos, Charles Darwin passou a freqüentar o esternato próximo de sua casa. Entediava-se com os estudos, mas adorava gabar-se aos outros meninos sobre as suas coleções de história natural. Mais tarde ele se recodaria que gostava de contar histórias mentirosas para chamar a sua atenção. Ele inventou , por exemplo, descrições de aves estranhas e que podia mudar as cores das flores.

Em 1818, passou a freqüentar um internato – Shrewsbury School- e ali passou 7 anos. Mas voltava a casa da família sempre que podia. Achava muito chata as matérias, a história natural e as ciências eram deixadas de lado e no lugar estudava-se grego e história. Os meninos passvam longas horas decorando textos de línguas mortas – como latim e grego. Darwin fugia do tédio lendo Shakespeare e desvendando livros de viagens. Fazia, também, longas caminhadas para coletar minerais e insetos.

O Dr. Robert ficava muito preocupado com o seu filho, achava que ele podia virar um adulto ocioso e, uma vez , disse a Charles: “Você só quer saber da espingarda, de cães e de pegar ratos; será uma desgraça para si mesmo e para toda a família.” Então, decidiu tirar Charles com 16 anos da escola e colocá-lo para estudar medicina.

Escreverei mais sobre Darwin , daqui a alguns dias!

Erasmus Darwin e Dr. Robert

Anúncios

3 Comments »

  1. achei muito interesante a historia de darwvim. mas ainda estou com varias duvidas como qual o caminho que ele percorreu pra chegar no Brasil? vcs podem me ajudar???

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: