Skip to content
Anúncios

Ciclo do Nitrogênio – Leguminosas


Primeiro, vou explicar o que são Leguminosas. As leguminosas são plantas pertencentes a família Leguminosae. Não fique logo pensasndo que são os Legumes, não é isso ? As plantas que estão nesta família têm , também, alto valor nutricional, mas não são os Legumes. O feijão, a soja e a ervilha são exemplos deste grupo.

Depois desta pequena explicação, vamos ao Ciclo do Nitrogênio e a sua relação com as Leguminosas.

O Nitrogênio, que é um dos produtos da decomposição dos seres vivos, vai para atmosfera. Algumas bactérias – dos gêneros Azotobacter e Clostridium – fixação o nitrogênio nas raizes das Leguminosas. Essas Bactérias vivem em simbiose com as raízes destas plantas, ou seja: é uma troca de favores entre as bactérias e as leguminosas.

O nitrogênio que estava na atmosfera, então, se transforma em Nitrato (NO3) e em Nitrito ( NO2), se fixando nos nódulos das raízes desta plantas. Assim, entram no processo de fotossíntese e as plantas “constroem” as cadeias de Proteína com esses Nitratos e Nitritos.

Depois, os animais herbívoros se alimentam da planta – e conseqüentemente da proteína- e o Nitrogênio volta a fazer parte da Cadeia Alimentar. Mas somente com a participação destas bactérias nitrificantes ( que fazem a fixação do Nitrogênio no solo ) isso poderia ocorrer.

Quando o animal morre, novamente o Nitrogênio entra na atmosfera e o Ciclo recomeça.


“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. ( Lavoiser)

Anúncios

28 Comments »

  1. Pergunta : O que a planta fornece para a bactéria e o que ela recebe ? E a bactéria fornece nitrato ou nitrito ? e o ambiente o que fornece e o que recebe ?

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: