Em Biologia, dizemos que a maioria dos seres vivos é formada por células. Isso quer dizer que quando observamos um ser vivo, ele , provavelmente, é formado por uma célula ( ser vivo unicelular) ou mais de uma células ( ser vivo pluricelular). Mas eu falei em “provavelmente ” , por quê?

Porque existe um grupo de seres vivos que não são formados por células: Os Vírus.

Os vírus são formados por cápsulas de proteína e materila genético dentro ( ou DNA ou RNA). Um sábio Professor meu dizia que “vírus é um pacotinho de proteína com má notícia dentro”.V�rus da Gripe

A palavra vírus vem do latim : “virus”, que significa toxina ou fluído venenoso. Isso se deve porque precisam entrar nas células dos seres vivos ( animais, vegetais, bactérias e fungos), pegar todo o “equipamento” da célula hospedeira – proteínas e ácidos nucléicos – para fazer cópias de si mesmo, se desfazem, se multiplicam e saem várias cópias suas da célula. Para tanto, o vírus precisa destruir a célula hospedeira, causando doença e morte – por isso a “má notícia”. É por essa razão que dissemos que o vírus é Parasita Obrigatório, pois necessita parasitar uma célula para se reproduzir.

Assim, há uma grande discursão sobre se o vírus pode ou não pode ser considerado um ser vivo. Pense só: ele não é formado por célula, entra em uma célula ou injeta o seu material genético em uma célula para se reproduzir ( neste processo se destrói) e não tem nenhuma atividade metabólica ( não se alimenta, não respira, não elimina resíduos) ; coisas que um ser vivo faz. Por outro lado, se reproduz como qualquer ser vivo. Então, o que você acha : o vírus é ser vivo ou não?

Os vírus são classificados conforme o seu ácido nucleíco : se é formado por DNA ou RNA. E são responsáveis por diversas doenças humanas, como: catapora, sarampo, a gripe, AIDS , dengue,… Os antibióticos não conseguem combater os vírus, pois são feitos para matar as células de bactérias. Como os vírus não possuem células… nada feito.

O mais comum, no caso das viroses, é deixar o corpo atuar para acabar com a infecção. Ou evitar a doença ( como no caso da AIDS). Embora já existam drogas que evitam essa multiplicação dos vírus, o normal, na maioria das vezes, é tomar a vacina. A vacina é feita de vírus atenuados ( mais fracos) que entram em nosso corpo e fazem que o nosso sistema imunológico reconheça o vírus. Assim, o nosso sistema imunológico “aprende”a combater a virose, mas o corpo não fica doente ( já que o vírus está fraco). Quando um vírus “bem forte” entra em contato com a gente, o sistem imunológico reage e “já sabe o que fazer”. É como se ele pensasse : “Oba ! Este eu já conheço! Não vai tirar farinha comigo”! Claro que sistema imunológico algum “pensa”, no entanto fica mais divertido imaginar assim, não é mesmo?

Então, o que você acha : Vírus é ser vivo ou não ? Coloque nos comentários!

Monocotiledôneas e Dicotiledôneas

Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

115 comentários

  1. agatha gome 13 anos 26/03/2013 às 15:16

    os virus sao seres vivos ,sim. mesmo que eles nao nasçam creçam de se reproduzem n tenhan selulas sao seres vivos e eles se multiplicam

    Responder

  2. Maria Laura 09/04/2013 às 18:37

    Os vírus não são ” SERES VIVOS “!! Para ser um Ser vivo ele precisaria ter Organização celular(Célula), Capacidade de reprodução, Metabolismo entre outros.

    Responder

  3. vírus são seres vivos mesmo ñ tendo o metabolismo,pois ele existe e ocupe espaço.

    Responder

  4. virus OBVIAMENTE nao e um ser vivo…
    todo ser vivo tem que obter uma celula e viruos nao tem celulas,entao por tanto ele nao se classifica e um ser vivo..

    Responder

  5. ana grazielen 16/06/2013 às 19:47

    o virus e um ser vivo

    Responder

      1. erica oliveira 08/07/2014 às 19:49

        o virus não é um ser vivo isso é mentira

        Responder

        1. Erica, não é que seja mentira. Tem argumentos para todos. Qual é o seu argumento para afirmar que o vírus não é um ser vivo? O que lhe faz pensar assim?
          Beijos

          Responder

        2. Celso Magnun 22/07/2014 às 19:54

          Porém como todo o ser vivo ele tem material genético dentro da sua estrutura , nós não podemos chamar o vírus de um ser n vivo

          Responder

  6. […] fazer uma vacina de uma gripe comum? Já que existem vacinas para outras doenças causadas pelos vírus, como o sarampo e a rubéola por exemplo: Por que algumas doenças não temos […]

    Responder

  7. victor hugo 25/06/2014 às 21:28

    ele é vivo e ao mesmo tempo não ele é vivo quando ta na pele de alguem e quando ele ta fora da pele ele nao é

    Responder

  8. mariana araujo 07/05/2015 às 14:37

    mais achei legal e pra eu da aula sabe

    Responder

Deixe uma resposta