Ser Adolescente !

O que é ser adolescente ?

Você já ouviu alguém falar : “Ah… ele está na fase da “aborrecência”?” E você já se sente adolescente ?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a adolescência é a fase entre os 10 anos até os 19 anos. É uma fase de mudanças e descobertas. O seu corpo está crescendo e ficando diferente. As suas emoções estão a mil! Um dia você se sente o máximo, depois se sente a pior das criaturas.

É assim mesmo. É nesta fase que você descobre quem você realmente é . Começa a gostar de coisas que não gostava antes e a achar horrível aquilo que, a um ano atrás, era maravilhoso ! Na adolescência , você descobre a sua “turma de amigos,” a sua “tribo” e vê que os Pais não são mais aquela compania para tudo. Embora, lembre-se que os seus Pais são os seus melhores conselheiros!

Você vai querer mudar o mundo, vai se inconformar com as injustiças, vai gostar do novo… vai criar uma identidade própria. Por isso , curta essa fase maravilhosa! Ela não voltará mais. Descubra-se ! Mas fique longe das drogas, do álcool, seja responsável! O adolescente acaba entrando em furadas, quando se sente o todo poderoso. No melhor estilo: “Não vai acontecer comigo!” Mas acontece.

Gravidez indesejada, envolvimento com drogas, acidentes pelo uso de bebida alcoólica,… são alguns dos perigos que estão em seu caminho. Cuide-se, seja responsável consigo e com os outros, e , descubra a vida que tem pela frente !

102 comentários

  1. Tenho 12 anos mais meu pai não deixa nen eu sair com minhas amigas, ele pensa que ainda sou a bebezinha dele q sacoo…Tenho horas que da vontade de fugir de casa..Ele disse que se eu namorasse ou ficasse cedo de mais quebraria minhas pernas.Tem amigas que eu nem posso ser muito intima dela isso mim da uma raiva mim disse que fazer algem por favor!

    1. Ingryd,
      seu pai quer o melhor para você. E nós, pais, sempre veremos vocês, filhos, como pequenos.
      Tente ganhar a confiança dele. Faça um meio termo. Abra mão de algumas coisas para ganhar outras. Por exemplo: namorar / ficar nessa idade é bem cedo mesmo. Sei que todos estão namorando/ ficando. Mas será que você tem que fazer o que todos fazem?
      Espere um pouco. E veja se seu Pai confia em você para por exemplo sair com amigas da sua idade ( com hora para voltar). É bom ter alguém que se preocupe contigo. Acredite ! 🙂
      Beijos

  2. Adoreii
    queria saber:
    *quais os sintomas de que uma garota vai ficar de TPM pela primeira vez?
    *qual a idade certa para uma garota namorar?

  3. nossa eu naum aguento mais tenho 12 anos meus pais nao me daum liberdade nenhuma nao saio com amigas na volta da escola eu tenho que subir de buzão nao posso ir pelo caminho que minha colega passa e o pior de tudo minha mãe ainda me leva na escola todo dia e eu nunca fui na casa de colega nenhuma minha naum tenho amizades perto de casa as unicas que eu tive naum querem mais ser minhas amigas por favor to ficando sufocada já o q eu faço???

    1. Camila,
      releia os comentários das meninas. Você como as outras são adolescentes loucas para ter mais liberdade ( super compreensível) . Mas liberdade a gente conquista, não ganha. Seus pais só desejam o melhor para você. Acredite.
      Beijos

  4. obrigado mas eu apenas queria ir a escla sozinha né pega puito mal pra mim todo mundo fica me zoando

    1. Camila, negocia com ela.
      Mostra para a sia mãe que já é responsável, fazendo as tarefas que lhe cabem. Mas agora, depende da distância da sua casa para a escola . Dependendo do caso, dá para você ir sozinha. Beijos e Coragem.

  5. Oi eu sou a Patrícia e tenho 18 anos,bom na verdade vou fazer depois de amanhã rs, estou muito confusa pois as pessoas ficam me enchendo a cabeça dizendo que com 18 anos ja não é adolescente, mas eu ainda me considero adolescente!!!! Por favor, eu preciso de um conselho…

  6. Adorei seu post sobre adolescente …! Pois apareceu eu na hora certa estou criando um blog sobre ADOLESCENTE ..! xD

  7. eu,tenho dois filho uma menina 11 anos e um menino de 14 anos , estou passando uma fase muito dificil, eles querem liberdade . Que eu acho que está cedo demais, eles já vão para a escola e cursinhos sozinho , o que eles querem mais nos dias de hoje.

    1. Elisangela,
      é complicado mesmo ver os filhos crescerem. Mas converse com eles, mostre o que lhe preocupa e negocie com eles.
      Mas lembre-se : Você é a Mãe. A última palavra é a sua !
      Beijos

  8. Ola, meu nome é Lucas tenho 15 anos tou nessa fase tbm, mas sou mais maduro que a maioria dos adolescentes da minha idade ao mesmo tempo que sou um adolescente ‘rebelde’ sou responsavel penso 10x antes de fazer algo, as meninas acima dizem que nao tem liberdade com 12 anos eu tbm nao tinha aos poucos fui conquistando a confiança da minha mãe e meu pai hj posso sair da minha cidade que meus pais sabem que não irei fazer nada de errado, aaah e nem ficam se estressando hj em dia é normal os pais serem protetores por causa das drogas, a maioria dos meus amigos ja usaram drogas e me ofereceram eu soube negar e nem por isso fui excluido do meu ‘grupo’.

  9. Oláa. meu nome é Bárbara e tenho 13 anos, e não estou mais mim reconhecendo..estou tão diferente..estou cheias de duvidas para tudo..na mesma hora que estou mim sentindo bem fico triste..preciso de conselhos para tudoo.
    Beeijos

  10. Pooxa Tenho 14 anos e meu pai é direto em mim,não deixa eu sair com minhas amigas,namorar diz que ainda eé muito cedo aff nãoo aguento + ser assim queria um pouco de liberdade ele ainda me acha muito criança. fica no meu pé direto é um cilmes de morrer.Oque eu faço? Beiijos

  11. oi, eu sou a Aymê e tenho 15 anos. Minha mãe ñ deixou eu ir pro Acampamento de Grotas, ñ deixa eu sair com minhas amigas e ñ deixa eu sair do portão de casa!! Gostaria q vc me ajudasse a ganhar a confiança dela. pfpfpf bjux.

  12. Oie meu nome é Lizianny, tenho 15 anos, moro com meu pai e minha madrasta, meu pai as vezes é bom e as vezes e ruim….ele desconfia demais de mim…ele acha q por causa q as outras fazem coisas erradas eu tbm vou fazer…..eu tenho sim responsabilidade, só ta faltando meu pai entender isso..e entender q eu cresci…eu gosto muito de um menino ai…ele nao entende, mais ele querendo ou não eu vou ficar com o menino que eu AMO. sei me cuidar…e vcs pessoal, e assim mesmo a vida de adolecente. Mais tudo tem seu tempo. aguentem so um pouco q isso passa. bj

    1. Não tem idade certa ! Você se sente pronta ? Responsável ? Sabe o que quer e o que NÃO quer ?
      Converse com um adulto e veja como você se sente.
      Beijos

  13. Eu queria saber,qual idade melhor para começar a namorar?
    Minha mãe fala que eu vou saber quando chegar só que eu gosto muito de um menino e ela sabe eu chego chorar todos os dias por ele,mas eu não sei ela não fala e eu tenho só 12 anos vou fazer 13 mes que vem!!=)

  14. Oi, sou Quezia, tenho 12 anos… meus pais nn me dao liberdade nenhuma… nn poso ir ao shopping, parque, sorveteria,etc. com meus amigos… nem posso ir e vltar da escola sozinha… alem de tudo meus pais nn deixa eu namorar… dizem qe ta muito cedo e tal… posso ate ser nova, mas desde pequena sei oqe e certo e oqe e errado… sempre fui muito responsavel… sou completamente apaixonada por um menino ai q tbm ja me deu varias provas qe tbm me ama! mnhas notas na escola sempre foram otimas e mesmo nessa fase nn deixei qee elas caísse … so qeria um jeito pra convencer meus pais qe se eles me derem uma chance de poder ficar ao lado de qem eu amo eles nn iam se arrenpender!
    me ajude por favor… Beijos

  15. Eu tenho 10 anos mais meu pai não deixa eu nem ficar no portão fala sério isso é uma injustiça eu odeio quando ele fala vc não pode fazer isso vc não pode fazer aquilo é irritante

    1. Giselle,
      Seu Pai se preocupa contigo. Tem muita violência por ai e dependendo de como seja não é legal ficar no portão. Tenho a certeza que as proibições de seu Pai são para lhe proteger. Converse com ele. Chegue a um acordo. Você verá que vai conseguir chegar a um meio termo.
      Beijos

  16. Andrea Barreto, quem te escreve é uma mãe que nas minhas noites de insonia quis saber um pouco mais sobre adolescentes pois tenho uma filha adolescente e as vezes nós brigamos e estava muito incomodada com isso resolvi procurar algo na internet q me aliviasse qnd me deparei com os depoimentos do seu site e percebi q não estava sozinha adorei todos os depoimentos e seus conselhos inclusive pedi q minha filha lessem todos. Quero parabeniza-la foi de grande valia para o meu momento de insônia =)
    Beijos Rita. Continuarei lendo

    1. Rita, esses meninos precisam de orientação. Pai e Mãe têm que ser mais que amigos, têm que ser Pai e Mãe. Impor limites, dizer não , elogiar, dividir os problemas… Nossos adolescentes estão necessitados disso. Os meninos ( e meninas) aqui não sabem ver que vocês, Pais, estão querendo só o melhor pra eles. Às vezes, protegemos demais,mas até isso é normal. Não vejo nada demais querer colocar hora pra chegar, saber com quem vai sair, impor limites no namoro… Não sei se isso é a Norma, mas alunos que têm isso são mais bem resolvidos na vida e são menos inseguros. Conte comigo e fale pra sua filha ler ( inclusive os comentários. Beijos 😉

  17. minha mãe não me deixa passa da meia noite na casa dos meus amigos e ainda fala pra alguém me trazer embora,e a maioria dos meus amigos é pertinho da minha casa,como eu posso ganhar a confiança dela pra ela me deixar ficar até mais tarde

  18. tenho 12 anos mais meus pais pensam que eu sou criança!
    nao posso ir no shoping,paras as festas,nem para a casa das minhas amigas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.