Você já percebeu como algumas flores são cheirosas ? E como outras não têm cheiro algum? Você sabe explicar a razão?

Vamos aprender um pouco mais sobre isso …

Algumas flores têm um cheiro bem gostoso e isso é uma adaptação para atrair os insetos ou pássaros para a sua polinização. O que é polinização? É assim… a flor tem uma parte masculina (o antroceu) e outra feminina ( o gineceu). É certo que existem flores que só têm a parte masculina e outras da mesma espécie com a parte feminina. Mas em ambos casos o pólen, onde encontramos os gametas masculinos, tem que ir para o gineceu da outra flor. O que geralmente ocorre é que o antroceu fica maduro primeiro que o gineceu – nas flores com as duas partes – e a parte masculina da flor madura fabrica o pólen, que são aqueles grãos amarelos ( geralmente) que visíveis facilmente em algumas flores.

Para que o pólen chegue na outra flor com o gineceu preparado par recebé-lo tem que haver algo que leve esse pólen. Isso é a polinização que necessita de um polinizador – ou um anima ( insetos, pássaros, morcegos,…) ou um polinizador abiótico ( vento ou água). Para atrair o polinizador a planta usa uns artifícios como o cheiro. O cheiro doce pode atrair abelhas ou pássaros. O cheiro de carne podre atrai moscas. As plantas que exalam um perfume doce a noite estào querendo um polinizador noturno, como um morcego!

Mas algumas flores não têm cheiro … e ai ? Essas usam outros atrativos como a cor . Mas a maioria dá uma gratificação ao polinizador que é o néctar. Ele é doce e nutritivo e isso ajuda o polinizador a se encher de pólen e levá-lo a flor seguinte.

É um trabalho de ajuda mútua: a flor dá o néctar e polinizador leva o pólen. Legal, né ?

PARA SABER MAIS : AS PLANTAS E OS SEUS POLINIZADORES

Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

10 comentários

  1. […] Recentes Flores e Cheiros … em As Plantas e os seus Poli…luiz felipe em Seres Unicelulares […]

    Responder

  2. Oi Andrea !
    Vim aqui babar um pouco vendo o seu wordpress.
    Ficou ótimo, tudo direitinho, cada coisa no seu lugar.
    Eu não sei usar o wordpress, bem que eu gostaria..snif,snif,snif… mas não sei nadinha ….
    bjs
    Leonor Cordeiro

    Responder

    1. Não concordo com a imagem todas as plantas tem tanto o gineceu quanto o androceu. Não estou reclamando é uma crítica construtiva

      Responder

      1. Você leu o texto? A sua crítica não é nada construtiva:
        “É assim… a flor tem uma parte masculina (o antroceu) e outra feminina ( o gineceu). É certo que existem flores que só têm a parte masculina e outras da mesma espécie com a parte feminina. Mas em ambos casos o pólen, onde encontramos os gametas masculinos, tem que ir para o gineceu da outra flor. O que geralmente ocorre é que o antroceu fica maduro primeiro que o gineceu – nas flores com as duas partes – e a parte masculina da flor madura fabrica o pólen, que são aqueles grãos amarelos ( geralmente) que visíveis facilmente em algumas flores.”

        Responder

  3. Falando em polinização eu me lembro mais uma vez do desenho/filme “Bee Movie”.
    Conseguiu ver né?!
    Ilustra de uma forma bem legal essa situação!
    =D
    Adooooro desenho!Daí já viu né?!
    hehehe!
    Bom domingo amiga!

    Responder

  4. Andrea, consegui colocar teu selo, mas não gerou link…Como faço para arrumar isso?!

    Responder

  5. Aeeeeeee!!
    Uhhuuu!
    Agora sim tenho um link do Dicas com link!
    huahuahuahuahua!
    vlw amiga!
    Bjos!

    Responder

    1. Aeeeeeee!!
      eu tbm tenho !!!
      valeu amiga!!

      Responder

  6. muito legal e me ajudo muito

    Responder

  7. […] função do cheiro das flores é atrair os polinizadores ( Leia mais em Flores e Cheiros), mas a poluição das cidades está modificando o cheiro das […]

    Responder

Deixe uma resposta