Você já percebeu como algumas flores são cheirosas ? E como outras não têm cheiro algum? Você sabe explicar a razão?

Vamos aprender um pouco mais sobre isso …

Algumas flores têm um cheiro bem gostoso e isso é uma adaptação para atrair os insetos ou pássaros para a sua polinização. O que é polinização? É assim… a flor tem uma parte masculina (o antroceu) e outra feminina ( o gineceu). É certo que existem flores que só têm a parte masculina e outras da mesma espécie com a parte feminina. Mas em ambos casos o pólen, onde encontramos os gametas masculinos, tem que ir para o gineceu da outra flor. O que geralmente ocorre é que o antroceu fica maduro primeiro que o gineceu – nas flores com as duas partes – e a parte masculina da flor madura fabrica o pólen, que são aqueles grãos amarelos ( geralmente) que visíveis facilmente em algumas flores.

Para que o pólen chegue na outra flor com o gineceu preparado par recebé-lo tem que haver algo que leve esse pólen. Isso é a polinização que necessita de um polinizador – ou um anima ( insetos, pássaros, morcegos,…) ou um polinizador abiótico ( vento ou água). Para atrair o polinizador a planta usa uns artifícios como o cheiro. O cheiro doce pode atrair abelhas ou pássaros. O cheiro de carne podre atrai moscas. As plantas que exalam um perfume doce a noite estào querendo um polinizador noturno, como um morcego!

Mas algumas flores não têm cheiro … e ai ? Essas usam outros atrativos como a cor . Mas a maioria dá uma gratificação ao polinizador que é o néctar. Ele é doce e nutritivo e isso ajuda o polinizador a se encher de pólen e levá-lo a flor seguinte.

É um trabalho de ajuda mútua: a flor dá o néctar e polinizador leva o pólen. Legal, né ?

PARA SABER MAIS : AS PLANTAS E OS SEUS POLINIZADORES

Anúncios