Você sabe que o seu cérebro é dividido em dois hemisférios ( veja a figura) – o hemisfério direito e o

esquerdo. Mas o que cada um faz ?

O Hemisfério Direito de seu cérebro controla todo o lado esquerdo de seu corpo. E o Hemisfério Esquerdo controla o lado direito do seu corpo. Se você é destro- isto é escreve com a mão direita- é o Hemisfério Esquerdo quem controla isso. E se é canhoto – que usa a mão esquerda ? Acertou, se você pensou que é o Hemisfério Direito que controla a sua mão esquerda!

Este arranjo é chamado de contralateral.

Dominância Cerebral

Agora, os cientistas conhecem um pouco mais sobre o cérebro. Sabe-se que, aparentemente , o hemisfério direito do nosso cérebro é responsável pelo reconhecimento da face de pessoas, pela música e compreensão espacial. E o hemisfério esquerdo é responsável pela linguagem, lógica e matemática.

No entanto, os dois hemisférios trabalham juntos e sabe-se, também, que pessoas que tiveram algum acidente em uma das partes do cérebro, outra parte tomou o seu lugar naquela função afetada. Podemos dizer que o nosso cérebro é bastante plástico, isso é : ele pode assumir outras funções em áreas que não faziam aquelas funções. Por exemplo: as pessoas que perderam a função de falar, pois tiveram um acidente na área pequenina do cérebro cuja função é da fala, podem retornar a falar. Porque outra área do cérebro se incumbe da fala.

Não é lindo ?

Transmitindo Informações

A cooperação dos dois hemisférios se dá por um feixe espesso de fibras nervosas denominada de corpo caloso. O corpo caloso serve como uma ponte que leva e trás informações – em forma de impulsos nervosos- de um hemisfério para o outro. Essa nossa “ponte” transfere 4 milhões de “mensagens” por segundo entre os dois hemisférios.

Quanta velocidade, hein ?

Se você ouve a palavra “carro”…

  1. O som chega aos seus ouvidos, então chega ao centro auditivo no cérebro que só reconhece o som : “carro”.
  2. Vão os sinais desta palavra para aárea que reconhece a linguagem. Uma área específica do seu cérebro vai ligar a palavra “carro” com as váras imagens de carro que estão armazenadas em sua memória. Você sabe que um carro não é só um automóvel da marca FIAT. Pode ser de outra marca, com várias cores,…
  3. Agora, você já tem formada a imagem que junto com o som de “carro”, forma o significado real desta palavra.

Claro que isso é super rápido e que você não precisa pensar muito para executar essa tarefa. Inagina, se você tivesse que gastar alguns minutos para reconhecer cada palavra deste post! Levaria horas para ler, né ?

Rio + 20

Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

5 comentários

  1. hehehehehe!!
    Sou meio atrapalhada mesmo!
    Já vi que meu problema é no cérebro então!
    ^^!
    Se direito controla esquerdo e esquerdo controla direito, como fico se uso ambos os lados com a mesma intensidade?!
    Escrevo com as duas mãos, jogo bola com os dois pés[e olha q faço até gol!ihiihihi!!]…Num regulo mesmo não!
    hahaha!!
    Abraços amiga!

    Responder

  2. Thaiza, é por isso que você é especial! Poucas pessoas conseguem fazer as coisas com ambas as mãos! Tá vendo porque você é super ? Beijos

    Responder

  3. gostei da sua pagina sou estudande de neurociencia,pnl ! sou apaixonado em desenvolvimento humano !

    Responder

  4. mas como eu amei esse post, estava precisando ampliar um pouco meus conhecimentos, parabéns, eu amei

    Responder

  5. […] Dizem que quem usa o lado esquerdo gosta mais de línguas, matemáticas,… E quem usa mais o direito é mais voltado ao lado social, música…  Mas não está comprovado, pois as pessoas que tiveram algum acidente em uma das partes do cérebro, outra parte tomou o seu lugar naquela função afetada. Podemos dizer que o nosso cérebro é bastante plástico, isso é : ele pode assumir outras funções em áreas que não faziam aquelas funções. Por exemplo: as pessoas que perderam a função de falar, pois tiveram um acidente na área pequenina do cérebro cuja função é da fala, podem retornar a falar. Porque outra área do cérebro se incumbe da fala. ( veja no post sobre neurociências) […]

    Responder

Deixe uma resposta