Velocidade, tempo e espaço.

Você já entendeu que existe uma relação entre a velocidade de um corpo, o tempo gasto neste movimento e a distância ou o deslocamento que esse corpo descreveu. Agora, vamos pensar sobre essa relação ?


Para calcularmos a velocidade média usamos a fórmula matemática Vm= ΔS/ΔT; sabendo que : Vm é a velocidade média , ΔS é o deslocamento e ΔT é o tempo gasto. Então, vamos imaginar a seguinte situação:

Uma criança está andando de bicicleta por uma rua plana. Essa rua mede 100 m e ela andou por 5 s. Usando a fómula, a criança manteve a velocidade de 20 m/s. Isso quer dizer que ela andou em 1 segundo, 20 metros. Mas a nossa criança resolveu voltar pela mesma rua em um tempo menor. Se ela quer que o seu tempo diminua, o que ela deve fazer para andar os mesmos 100 m? Acertou se você pensou: “Aumenta a velocidade, sebo nas canelas !”

Isso ! Então quanto menor o tempo gasto em uma trajetória, maior é a velocidade do corpo. E o contrário também vale: quanto maior o tempo gasto, menor é a velocidade.

Porém… e se a criança mudar de rua e a outra rua for maior. Se a rua agora tiver 200 m. O que deve acontecer com a sua velocidade para ela continuar com o tempo de 5 s? A velocidade vai aumentar ou diminuir neste caso? Sim, vai aumentar.

Então, se mativermos o mesmo tempo, e, a distância aumentar; a velocidade também fica maior.

Concluindo:

Há uma relação direta entre a velocidade média de um corpo e seu deslocamento ( quanto maior a dsitância, maior a velocidade em um mesmo tempo gasto. E o contrário também vale: quanto menor a distância, menor a velocidade.) E há uma relação inversamente contrária no caso do tempo e da velocidade média. ( Em uma mesma distância, teremos que aumentar a velocidade média para diminuir o tempo e vice-versa).

É muito fácil pois vivemos isso no dia-a-dia. Se você quiser chegar mais rápido ao encontro com o (a) namorado(a), tem que aumentar a velocidade para diminuir o tempo. Mas se quiser ir mais devagar para a Escola, tem que diminuir a velocidade para aumentar o tempo. Sacou ?

Anúncios
Sobre Andrea Barreto (1080 artigos)
Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

10 comentários em Velocidade, tempo e espaço.

  1. Ahhhhh!Pára né amiga!
    Incompetência não sei onde!!!
    “Falha Técnica”, eu diria!
    =]
    Mas vou colocar por lá, pode deixar!
    Doce e suave noite!
    p.s.: engraçado!Mas já viu uma Química que não concorda com Física?!Pois é!Olha uma aqui!Tinha um bocado de definições que eu ‘engolia’, no ensino médio, mas não concordava de forma alguma!!
    Rsss!
    []’s

    Curtir

  2. Maaaaaas!
    Velocidade, tempo e espaço são sempre relativos, né?!
    =]
    Já teve oportunidade de ler: “George e o Segredo do Universo”?!
    Trabalhei com meus alunos de 3º ano[ensino médio!], mas é uma linguagem bem simples, acessível a crianças também!Inclusive meu sobrinho, 10 anos, tem um, leu e adorou!
    De repente te é útil com teus alunos também!
    Dá uma olhadinha!
    Beijinhos e uma ótima noite mesmo!!

    Curtir

  3. oi amiga e para vç de presente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  4. Muito boa a explicação!

    Curtir

  5. adorei, ajudou muito!

    Curtir

  6. Parabéns!

    Explicação bem simples e cativante! 🙂

    Curtir

  7. foi ótima ,mais acho que faltou os exemplos

    Curtir

  8. muito obrigada .. me ajudou muito

    Curtir

  9. Ótima explicaCão só teve algumas falhas de português mas otimoooo ótima explicao adorei!!!!! Parabéns !!!

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: