Skip to content

Vetores – Física

Imagine que um passarinho voou 5 m e parou. Este movimento pode ser representado, em física, por meio de um desenho. Observe o desenho abaixo:

O segmento de reta que representa o vetor deste nosso exemplo é o AB, cuja distância sabemos que é 5m. Mas a gente não especifica somente a distância deste movimento. Podemos saber mais duas coisas: o sentido e a direção do movimento.

A direção é a reta do movimento e poderia ser horizontal ou vertical. Olhando para o vetor do exemplo , o movimento é … horizontal. Sentido poderia ser de cima para baixo ou de baixo para cima ( se a direção fosse vertical). Ou da esquerda para a direita ou da direita para a esquerta ( no caso da direção horizontal).

Como o nosso pássaro está na direção horizontal , qual é o seu sentido? Veja o vetor : a seta está apontando da direta para a esquerda ou da esquerda para a direita? Isso… da esquerda pra direita.

Não é difícil, é ?


Anúncios

7 Comments »

  1. valeeeeuuuuu!!!!!!!
    ajudô pra caramba!!! ( se tivesse mais tópicos assim na internet seria mtu mais fácil aprendê esse raio de física. ;D

  2. crie uma situaçao atribuindo valores as velocidades do barco rio ar de modo que o barco fique parado obs nao pode ser
    VB=0 VR=0 VA =0

  3. Sandro, se os vetores se anularem , o barco fica parado. Assim:

    VB= 10
    VR= 5
    VA= 5

    Direção : ao longo do Rio.
    Sentido do Barco : para a nascente do Rio
    Direção do Ar e do Rio: para a foz do Rio

    O Imprtante aqui é falar da direção e do sentido, se não … vai entrar água… rsrsrsrsr

    Beijos,

  4. Valeu, sou professora embora de matemática, mas leciono física e estava a procura de uma situação real sobre vetores, gostei, obrigada pela ajuda !!!!

  5. Poxa, física é uma das melhores matéris, naum adianta fugir dela, é a coisa mais fácil do mundo, quem gosta de matemática e mecânica se interessa bastante. Sem querer complicar as coisas eu quero fazer uma pergunta: alguém sabe resolver o Teorema de Pitágoras? se souber mandem para o meu orkut: junior_daguedes@ig.com.br

    Agradeço desde jé se me responderem essa teoria.

    Vlwwwwww!!!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: