Tem gente que não gosta. Tem gente que aperta o nariz para não fazer barulho- o que nunca deveria fazer. Tem gente que adora e até acha graça. Mas alguma vez na vida nós espirramos. Desde que somos nenéns até a velhice é inevitável o : Atchim !!!

Mas você sabe a razão do espirro? Então… Vamos aprender ?

Primeiro, você tem que saber que o espirro é uma função importante do nosso corpo. Ele serve para expulsar as sujeiras que entram ou tentam entrar em nosso nariz. É uma defesa de nosso corpo. Assim, qualquer coisa – desde poeira até bactérias- que entre no nosso nariz um mecanismo atua e se dá o espirro.

O espirro é um jato de ar bem forte que sai pelo nosso nariz e pela boca. O ar sai tão rápido que chega a velocidade de 150 km/h. O espirro é involuntário, quer dizer: a gente não tem controle sobre ele conscientemente.

Quando a poeira ou bactérias entram pelo seu nariz, o centro respiratório ( que está lá no seu cérebro ) é avisado e toma as devidas providências. O centro respiratório interrompe a sua respiração normal, faz você dar uma bela inspirada, faz todos os músculo ligados à respiração se contrairem e empurra o ar para fora com toda a força. E para o ar sair com mais pressão, no início do espirro, o ar que sai dos pulmões é bloqueado por uma tampinha chamada Glote. É como uma represa de água , que segura o ar e de repente… Athim!!!

Só nos resta falar : Saúde ! Ou como a minha avó falava : “Deus lhe crie! “

Anúncios