Será verdade que as plantas não se movimentam? Vamos pensar juntos!

Você conhece uma planta que se chama sensitiva ou dormideira ( Mimosa pudica) ? É aquela planta que ao ser tocada , as folhas se fecham ( veja a figura ao lado). Então, essa se mexe ! Mas por que as folhas se fecham?

A razão é que a planta reage ao toque como se fosse uma ameaça ! Assim toda a água das folhas saem e elas murcham. Então , elas “dormem”! Quando eu era criança a gente cantava ao tocar a Dormideira:

“Dorme, dorme dormideira

Vai acordar na sexta-feira…”

Quer mais exemplos de como as plantas se movimentam? Continue lendo…

Você já deixou uma plantinha na sala , perto de uma janela e ela cresceu para o lado da luz. Experimente isso: coloque uma violeta perto da janela da sua sala e observe. Ela vai virar toda para a luz. Isso é chamado de Fototropismo, ou seja: as plantas crescem “procurando”a Luz do Sol. A palavra Fototropismo têm duas partes: Foto que é Luz e Tropismo que é movimento orientado para algum estímulo. Neste caso o estímulo é a luz.

Já as raízes apresentam Geotropismo. O que é ? Uma dica Geo é Terra. Isso, você está no caminho certo! As raízes das plantas crescem em direção à Terra.

As plantas têm ou não movimento? Você agora é capaz de responder sozinho(a) !

Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

1 comentário

  1. as plantas se movimentam?justifique sua respostas.

    Responder

Deixe uma resposta