A física explica!

Se o batedor for realmente bom, um pênalt é quase impossível de pegar. Vejamos a razão…

gol.jpgEm um chute forte, a bola chega a uma velocidade maior que 70 km/h. Isso é bem rápido! É uma velocidade e tanta. Vamos imaginar que o seu jogador predileto de seu time do coração – o meu é o Vasco – chute a bola em uma penalidade máxima. Suponha que a bola atingiu a velocidade de 72 km/h!

Neste caso, a bola leva 0,57 s para chegar na rede do gol. E do momento que a bola sai e começa a se mover, o pobre do goleiro tem menos de 0,12 s ( é o que chamamos de tempo de reação) para pular em direção da bola. Depois, o nosso goleiro ainda tem 0,87 s ( se ele for bem rápido) para alcançar a bola,que foi bem chutada no cantinho do gol. Fazendo as contas e somando tudo, o goleiro tem 0,99 s para defender o pênalt.

Mas ai a bola já entrou, pois ela já fez o percursso todo em 0,42 s.

Neste caso, dizem os especialistas, a única opção do goleiro é se antecipar ao adversário e tentar advinhar onde o jogador irá chutar. Mas, mesmo assim, se o goleiro se adiantar demais , o jogador ainda tem tempo de trocar o lado que escolheu para a cobrança! Ai… já podem gritar : É gollllllllll !!!

Anúncios