Skip to content

Ponto de Referência – um pouco mais!

Aqui mesmo, neste Blog, eu já escrevi sobre esse tema. Mas como eu vou dar essa aula novamente esse ano, não custa fazer uma abordagem diferente !

Pense na seguinte situação : você agora, em frente ao seu computador está parado ou em movimento?

Essa pergunta pode ter duas respostas: Estou parado ( é a primeira e mais óbvia resposta .). Estou em movimento – essa parece estranha mas também está certa.

Vamos entender melhor?

Você pode estar totalmente confuso(a) agora, mas calma… a Professora que escreve esse Blog não está doida não !

Em física, só podemos dizer que um corpo está em repouso ou em movimento ( parado ou em movimento) , se falarmos em Ponto de Referência ou Referencial. Assim , no nosso exemplo , você está parado ( em repouso) em relação ao seu Computador ( este é nosso ponto de referência). Pense bem : você , lendo este post, está se afastando ou chegando bem junto do seu “computer”? Não , então está em repouso em relação ao computador.

Mas se o meu Ponto de Referência fosse outro ? Se eu mudar para o Sol. Neste caso, em relação ao Sol, voc6e estará em movimento. Porque a Terra ( onde você está agora – assim espero) está em translação ao redor do Sol. Então, você está mudando de posição em relação ao Sol com o passar do tempo. Isso quer dizer que : Você está em movimento, mesmo sentado em frente a tela do computador, em relação ao Sol.

Agora, sim ! Entendeu ! Concluindo : Um corpo só está em movimento se muda de posição em relação a um Ponto de Referência como passar do Tempo.

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: