Skip to content

De volta das Férias !

Como eu escrevi no último Post, estava de férias ! O que eu não contei é que viajei para Londres . Tomei um banho de Civilização ! Sinto muito … os patriotas de plantão que me perdoem … mas Londres é uma cidade civilizada sim !

Andei muito pela capital. Me enrolei no Metrô ( The tube) , sinti frio, tirei foto do Big Ben, do Parlamento, do Palácio da Rainha, fui na London Eye … Porém , principalmente, visitei Kew garden, os Museus Britânico, de Ciências e de História Natural. Depois conto mais sobre tudo .

Mas agora quero contar do meu primeiro choque cultural ! Não adianta, a gente leva o olho do Professor na Bagagem e nos Museus ( olhe que usei o Plural) me deparei com alunos de escolas de lá . Alunos pequeninos e grandes. Não pude deixar de observar, discretamente, o que faziam.

Os meninos sentados no chão ou deitados, munidos de pranchetas, cadernos, folhas,lápis, canetas,… tinham todos algo a fazer. Não estavam ali a passeio, pura e simplesmente ! Claro, riam alto, cochichavam , pulavam de alegria,… mas os alunos estavam cientes que tinham tarefas. E como desempenhavam bem ! Desenhos, anotações , dedos para cima para perguntar,… No Museu de Ciências era um show ! – Sobre este vou contar em outro post- Basta dizer que em cada lugar que fui em Londres, não havia aqueles casos conhecidos de crianças/ adolescentes reclamando de ter que se sentar no chão ou ter um trabalho a fazer. Aquele passeio era a aula !

Por que a gente não consegue isso aqui ? Não vá me dizer que é por falta de lugar para ir. “Tá” certo que não temos um Museu Britânico com a Pedra de Roseta gritando na sua frente, mas temos lugares bem interessantes. O fato é que aqui levar um grupo de meninos para um passeio, significa levá -los para matar aula contigo ( Professor) junto. Pelo menos nas escolas públicas. Já tive uns bons “arrancas rabos” com alunos e colegas para que uma turma realizasse uma tarefa em um passeio ! Sentar no chão? Nem pensar ! O bumbum é de ouro ! Deitar … bom isso eu não me atreveria !

Pesseios, meninos e meninas, são maneiras mais interessantes de aprender ! Ao invés de contar como é o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, por que não ir lá ? Respirar o ar, olhar as plantas, ouvir os pássaros,… e desenvolver alguma atividade sim ! Atividade essa que possa ser levada para escola e continuada lá !

Sabem a razão do Britânicos serem tão mais civilizados ? Preciso dar a reposta?

untitled.jpg

Anúncios

2 Comments »

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: