Células Tronco – O que são ?

Continuando os meus posts “curiosos”, vamos entender um pouco sobre células tronco ?

O que são ? Por que tanta polêmica em volta disto ? Por que tantas pessoas estudam isso ?

Vamos lá …


Na mídia , a todo instante, estamos lendo ou vendo sobre as Células Tronco. De tanto ouvir falar, a gente começa a achar que isso já está velho, meio batido e que já sabemos de tudo. Mas será a verdade ?

As células tronco são como matrizes de nossos corpos, são células que são capazes de dar origem a qualquer célula de nosso corpo. Na teoria, podíamos pegar as células tronco de uma pessoa e fazer para ela um coração novinho. Já pensou ?

O grande barato é que com isso se pode curar várias doenças como diabetes, doenças cardiovasculares ( do coração), acidentes cerebrais, etc. A vantagem , também, é que ao criarmos um coração novo das células da pessoa , não há o risco de rejeição. Isso vale para qualquer órgão.

Hoje em dia se há o transplante de um rim de outro indivíduo, a pessoa tem que tomar remédios para que o seu organismo não rejeite o rim transplantado. Ou seja: para que seu corpo não ache que o rim é algo que veio de fora ( o que é realmente, porque é de outra pessoa !) e não o combata como se fosse algo ruim.

Se o rim fosse “montado” a partir de células tronco de um indivíduo e retornasse para o corpo deste mesmo indivíduo, pronto ! Problema resolvido. O rim é dele mesmo ! Isso, volto a dizer,vale para todos os outros órgãos : pele, coração, pulmões, fígado,…

Agora, você deve estar se peguntando…”Se é assim, tão bom, qual é a polêmica ? ” A polêmica está em como se consegue as células tronco.

As células tronco que são boas para se formar qualquer órgão e se manipular bem para servir de base para colocarmos no pâncreas ( por exemplo) para que esse comece a fazer a insulina que falta e assim curar a diabetes; são as células do embrião. Quando o esperamatozóide fecunda o óvulo, formando o zigoto e começa a divisão em 2, 4, 8, 16 células… já se formam as células tronco que são chamadas de Totipotentes. Essas que são as células legais para se fazer esse tipo de pesquisa.

Agora, vai a polêmica ! Para se tirar as células tronco do embrião temos que matar ou acabar com o embrião. Para quem vê o embrião como um “montinho de células” , isso não faz mal nenhum ! Pois para muitos esse “montinho” pode virar ser humano ou não . Muitos abortos espontâneos ocorrem nesta fase. Mas para quem vê esse embrião como um ser humano … a coisa pega ! Vamos matar uma vida para salvar outras ? Criar um ser humano para servir de base para órgãos e pesquisa ?

O que você acha ?

Para saber mais clique aqui : Células Tronco…

53 comentários

  1. muitoo legal… me ajudou a fazer o trabalho de células tronco e tabem a aprender muitoo sobre o assunto !
    =D

  2. OLÁ PROFESSORA ESTOU TERMINANDO O CURSO DE CIENCIAS BIOLOGICAS AQUI NA PARAIBA, E GOSTARIA DE UMAS DICAS SUAS SOBRE SALA DE AULA.

  3. A, esse assunto me ajudou a fazer um trabalho de ciências e também me ajudou a explica o que são elas, você é uma professora maravilhosa !!! 🙂

  4. eu achei muito legal só nao gostei do final eles nao retira o embrião do utero da mulher, simplesmente eles faz a fertilização in vitro com gametas doadas para fazer essa experiencia.

  5. eu ñ entendo essas coisas eu ainda ñ sei direito se célula tronco é tudo que tem em nosso corpo alguém pode me explicar oque é célula tronco e oque elas fazem?
    Obrigado

  6. estou pesquisando sobre esse assunto e acho que esse estudo ajudaria milhares de pessoas, espero que essa ideia se desenvolva e ajude a salvar mais vidas . meu marido sofreu um acidente de moto a 12 anos e perdeu o movimento do braço esquerdo, tenho esperanças nessas pesquisas.

  7. adoooooooooooorei ,eu nem ligava pra esse negócio de celulas tronco mais agora tô super interessada .valeu heim????

  8. carc celulas tronco era muito dificil + agora ficou facim facimmmmmmmmmmmm….adorei a esplicação e d++++++++++++++++++!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Eu não leio os artigos inteiros dos quais eu uso para fazer trabalhos escolares, mas esse artigo é muito bom. Foi bem objetivo e explicativo. Me ajudou muito, obrigada!

  10. showww….foi muito bom ler seu post…vc o escreveu a muito tempo e esta nos ajudando até hoje! obrigada vc foi muito simples e objetiva…direto ao ponto! gostei muito!

  11. muito bom ,uma boa explicação , através do seu blog consegui entender , pois aqui vc explica tudo com palavras simples já nos outros lugares começam a falar de coisas cientificamente , se já estamos preucurando informação e por ñ sabemos do assunto , e começam a complicar mais nossas cabeças , por isto muito bom o seu blog e gostaria de saber como são chamadas as celulas tronco quando adultas e quando ainda forem embrionarias ????

    1. “Célula-tronco embrionária (pluripotente) são células primitivas (indiferenciadas) de embrião que têm potencial para se tornarem uma variedade de tipos celulares especializados de qualquer órgão ou tecido do organismo. Já a célula-tronco adulta (multipotente) é uma célula indiferenciada encontrada em um tecido diferenciado, que pode renovar-se e (com certa limitação) diferenciar-se para produzir o tipo de célula especializada do tecido do qual se origina.” – Veja em :http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI472268-EI1434,00.html
      Beijos

  12. Estou na sétima série e ADORO CIÊNCIAS mas o livro não tem muita informação.
    Achei meio ruim para criar uma pessoa para servir de teste.Nossa!!!!!
    Mais adorei a informação!!!
    E vou ser bióloga já está decidido.
    Muito obrigado!!!
    😀

    1. Lara, a ideia não é criar uma pessoa inteira. Mas formar um órgão com um coração para salvar uma pessoa.
      Legal você querer ser Bióloga ! Seja bem vinda!
      Beijos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.