Células Tronco – O que são ?


Continuando os meus posts “curiosos”, vamos entender um pouco sobre células tronco ?

O que são ? Por que tanta polêmica em volta disto ? Por que tantas pessoas estudam isso ?

Vamos lá …


Na mídia , a todo instante, estamos lendo ou vendo sobre as Células Tronco. De tanto ouvir falar, a gente começa a achar que isso já está velho, meio batido e que já sabemos de tudo. Mas será a verdade ?

As células tronco são como matrizes de nossos corpos, são células que são capazes de dar origem a qualquer célula de nosso corpo. Na teoria, podíamos pegar as células tronco de uma pessoa e fazer para ela um coração novinho. Já pensou ?

O grande barato é que com isso se pode curar várias doenças como diabetes, doenças cardiovasculares ( do coração), acidentes cerebrais, etc. A vantagem , também, é que ao criarmos um coração novo das células da pessoa , não há o risco de rejeição. Isso vale para qualquer órgão.

Hoje em dia se há o transplante de um rim de outro indivíduo, a pessoa tem que tomar remédios para que o seu organismo não rejeite o rim transplantado. Ou seja: para que seu corpo não ache que o rim é algo que veio de fora ( o que é realmente, porque é de outra pessoa !) e não o combata como se fosse algo ruim.

Se o rim fosse “montado” a partir de células tronco de um indivíduo e retornasse para o corpo deste mesmo indivíduo, pronto ! Problema resolvido. O rim é dele mesmo ! Isso, volto a dizer,vale para todos os outros órgãos : pele, coração, pulmões, fígado,…

Agora, você deve estar se peguntando…”Se é assim, tão bom, qual é a polêmica ? ” A polêmica está em como se consegue as células tronco.

As células tronco que são boas para se formar qualquer órgão e se manipular bem para servir de base para colocarmos no pâncreas ( por exemplo) para que esse comece a fazer a insulina que falta e assim curar a diabetes; são as células do embrião. Quando o esperamatozóide fecunda o óvulo, formando o zigoto e começa a divisão em 2, 4, 8, 16 células… já se formam as células tronco que são chamadas de Totipotentes. Essas que são as células legais para se fazer esse tipo de pesquisa.

Agora, vai a polêmica ! Para se tirar as células tronco do embrião temos que matar ou acabar com o embrião. Para quem vê o embrião como um “montinho de células” , isso não faz mal nenhum ! Pois para muitos esse “montinho” pode virar ser humano ou não . Muitos abortos espontâneos ocorrem nesta fase. Mas para quem vê esse embrião como um ser humano … a coisa pega ! Vamos matar uma vida para salvar outras ? Criar um ser humano para servir de base para órgãos e pesquisa ?

O que você acha ?

Para saber mais clique aqui : Células Tronco…

Anúncios

53 respostas »

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
Andrea Barreto

Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Follow Dicas de Ciências on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: