Skip to content

Um pouco sobre …Neurociências

Vou iniciar hoje uma série de posts sobre curiosidades em Ciências.

Estamos no fim do ano letivo, cansados, de saco cheio ( desculpe-me o termo chulo) e precisando de férias. Por isso, estou começando a falar das coisas legais de Ciências. São essas perguntinhas, que deixam a gente intrigado, com a pulga atrás da orelha e nem sempre dá para responder em sala de aula.

Vamos começar por algumas perguntas legais?

Você já ouviu falar que a gente só usa 10% do nosso cérebro ? É verdade ? Se é verdade o que acontece com os outros 90% ? Está pronto(a) para saber?

Para começar é mentira. Nós usamos todo o cérebro sim. Talvez, não todo ao mesmo tempo. Não se conhece o mapa do funcionamento total do cérebro, não sabemos como cada pedacinho dele funciona. Talvez, tenhamos uma reserva para casos de “pane”, mas é verdade que a gente usa todo o cérebro.

Como sabemos ? Bem, podemos “ver” onde o cérebro está “ligado” para executar determinadas funções. O cérebro só funciona com o abastecimento de oxigênio “on-line”. Isso quer dizer que para ler esse artigo o seu cérebro está funcionando, e, para que as partes do cérebro responsáveis pela leitura funcionem, há necessidade de receberem o sangue com bastante oxigênio na horinha que estão funcionando. Assim, alguns pesquisadores colocam pessoas voluntárias fazendo tarefas simples ( como ver figuras) em uma máquina e escaneia o cerebro do cara ( não dói , nem machuca – é como um escaner do computador) , vendo onde o sangue foi parar. Onde tem sangue, tem neurônio transmitindo informações- então neste local o cérebro “tá a toda !”

Descobriu-se muita coisa deste jeito. De outras maneiras , os pesquisadores descobriram que em uma simples brincadeira de pular corda, nós usamos bem mais que 10% do nosso cérebro. Veja, é muita coisa para controlar nesta brincadeira! Temos que controlar as pernas e os braços, controlar os olhos para acertar o momento de pular, o corpo para não desequilibrar… só ai já passaram dos 10%. Sem contar com a música – lembra : “qual é a cor do seu namorado… “- e a alegria de estar lá participando.

E pense bem ! A natureza é sábia ! Por que a gente ia ter um órgão tão grande e tão precisado de energia , para só usar 10% dele ? Algo não está errado nisso?

Para saber mais clique aqui: O Cérebro nosso de cada dia

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: