Skip to content

Resposta para o Rodrigo

Um leitor de meu Blog – Rodrigo Alves – me mandou a seguinte questão :

Um caminhão fez uma viagem a partir do km 30 de uma rodovia até o km 120 da mesma. Depois retorna ao km 10. Qual foi o deslocamento do caminhão?

Bom … Rodrigo … Infelizmente a sua resposta está errada! Vou tentar explicar a solução do problema aqui. Não é uma tarefa fácil, pois em sala temos o recurso de rabiscar o quadro , mas como a questão me colocou para pensar … Vamos lá ? Desafio aceito !

O problema deste problema está na interpretação. O caminhão partiu na rodovia no ponto de 30 km. Andou, andou, andou … e chegou em 120 km. Depois, o caminhão voltou ao 10 km. Quer dizer : o motorista fez todo o percurso de volta ( passando pelo ponto inicial de 30 km ) e , depois , ando mais um pouco “para trás” para os 10 km.

Em física se um corpo parte do ponto 1 vai até o 2, e, volta para o 1 ; é como se o corpo não estivesse se deslocado. É com se ele ficasse parado no 1. Assim, o nosso querido caminhão andou do ponto 30 km até o 120 km. Depois, para ferrar a gente, ele volta para os 30 km. Ou seja: esquece neste trajeto o nosso caminhão não se deslocou !

Então, a gente só fica com o trajeto entre 10 km e 30 km. Assim o caminhão de verdade só se deslocou 20 km.

Deu para entender ?

Anúncios

4 Comments »

  1. Andrea Barreto M. da Poça:

    Obrigado, eu tbm precisava da mesma questão. Agora entendi! não só esta como todas as demais que envolvem o mesmo contexto.

    Obrigado

    Stanley Climbfall.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: