Skip to content

Metais e Ametais

Os metais são a maioria dos elementos na tabela periódica. Possuem brilho, são dúcteis ( podem se transformar em fios), são maleáveis e são bons condutores de calor e eletricidade. Por isso os fios são feitos de cobre, para passar a eletricidade. Estão em estado sólido  nas condições normais de temperatura e pressão, exceto o mercúrio que está em estado líquido. Os metais mais conhecidos são o ferro, ouro, cobre , mercúrio e alumínio.

Os não metais ou ametais têm as caracteristicas inversas dos metais. Por tanto não têm brilho, não são maleáveis e nem são dúcteis. Não são bons condutores de calor e eletricidade. Estão em sm sua maioria em estados gasoso ou sólido. Como exemplos podemos dar o carbono, o oxigênio e o nitrogênio. O Carbono faz parte das substâncias orgânicas que formam os seres vivos. E é o oxigênio que a gente respira.

Veja bem que : a palavra ametal tem uma parte que é o a. Esse a quer dizer não. As características dos não metais são opostas as dos metais.


Anúncios

54 Comments »

  1. ESTOU A MEIA HORA TENTANDO ENTENDER O QUE É AMETAL MAS SÓ ME VEM NA TELA PESQUISAS SOBRE METAL

  2. ‘Quero saber se o elemento 25X é de qual estrutura eletronica, como ele pode ser classificado

    • Nayra, essa questão é de vestibular! Olhe na tabela periódica e procure o elemento químico cujo número atômico é 25. Ele é o manganês. Portanto……..
      Ou faça a distribuição atômica que dará: 2 8 13 2. Com 2 elétrons na última camada, este elemento só pode ser um metal.

      Beijos

  3. professora, gostaria de saber o porque que na ilustração a ultima família que começa com o Hèlio, está de vermelho e o que são considerados.. metal ou ametal?

  4. Bom dia.
    Primeiramente, obrigado pelo excelente artigo.
    Fica a dúvida: reações entre semimetais e ametais também são iônicas, da mesma forma que com os metais?

    Obrigado,
    antecipadamente.

    • Semimetais – esta nomenclatura está em desuso, pois a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) não reconhece mais essa classificação desde 1986.

      Os semimetais agora são metais.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: