Skip to content

Seres Vivos – Hermafroditas

Existem seres vivos que possuem as duas gônodas sexuais no mesmo indivíduo. Como é o caso da minhoca que tem em seu corpo os órgãos que produzem os gametas femininos e os que produzem os gametas masculinos.


As plantas também têm nas flores os dois órgãos ( gineceu é a parte feminina e androceu a masculina) . Assim , elas também são consideradas hermafroditas. Porém temos exemplos de plantas que possuem flores masculinas e femininas , diferentes. Mas a norma é elas serem monóicas ou hermafroditas.

Algumas pessoas , no entanto, nascem com uma malformação genética , e, apresentam essa característica : tem os dois órgãos sexuais. É raro mas acontece.

Você conhece o mito Grego que deu origem a essa expressão : Hermafrodita ?

Bom … é assim: A Deusa da beleza Afrodite teve um filho muito lindo com o Deus Hermes. Esse novo Deus foi chamado de Hermafrodito, que foi criado pelas ninfas e se tornou um belo rapaz.

Quando estava passeando na beira de um lago, conheceu uma Ninfa de nome Salmácis. Que se apaixonou perdidamente pelo Hermafrodito. Só que ele não deu a menor bola para a Ninfa.

O lindo Hermefrodito foi tomar banho no lago, porque fazia muito calor. Ele tirou a roupa e entrou no lago. A Ninfa Salmácis fez o mesmo e abraçou o seu amado, pedindo aos deuses para nunca mais os separar. Os deuses fizeram o que a Ninfa queria, e, transformaram o Hermafrodito e a Ninfa em um só ser. Um só corpo masculino e feminino. Dai nasceu o termo: Hermafrodita.

topblogs_selo3.gif

 

Anúncios

17 Comments »

  1. professora amei isso mto importante msm para os estudos mas nao teria como postar algumas fotos sobre os hermafroditas?
    bjox amei mesmo

  2. Professora voce esta equivocada a respeito das minhocas..

    Reprodução
    As minhocas são seres hermafroditas incompletos, pois cada indivíduo tem testículos e ovários, no entanto, o animal não se reproduz sozinho, dependendo sempre da união com outro para a troca de espermas, o que é chamado de fecundação cruzada. Na cópula, os dois animais se unem pelo clitelo, que produz bastante muco. Feita a troca de espermas, os dois pequenos vermes saem dos casulos e da terras.

    • Tyrone,
      não sei o que está de errado a respeito da minhoca – como elas têm as gônodas masculinas e femininas no mesmo corpo, são consideradas hermafroditas. O tipo de fecundação que é diferente – cruzada, com dois indivíduos diferentes trocando gametas. Mas isso não está especificado no artigo.
      Beijos

  3. gostei muito de saber que ate nas plantas existe esta tranformaçao, me esclarece bastante no meu projeto de do meio ambiente………………………………………………

  4. me ajudou um pouco sobre o q é os seres hermafroditas,pelo menos já tenho uma ideia do q seja…..obrigado!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: