Existem seres vivos que possuem as duas gônodas sexuais no mesmo indivíduo. Como é o caso da minhoca que tem em seu corpo os órgãos que produzem os gametas femininos e os que produzem os gametas masculinos.


As plantas também têm nas flores os dois órgãos ( gineceu é a parte feminina e androceu a masculina) . Assim , elas também são consideradas hermafroditas. Porém temos exemplos de plantas que possuem flores masculinas e femininas , diferentes. Mas a norma é elas serem monóicas ou hermafroditas.

Algumas pessoas , no entanto, nascem com uma malformação genética , e, apresentam essa característica : tem os dois órgãos sexuais. É raro mas acontece.

Você conhece o mito Grego que deu origem a essa expressão : Hermafrodita ?

Bom … é assim: A Deusa da beleza Afrodite teve um filho muito lindo com o Deus Hermes. Esse novo Deus foi chamado de Hermafrodito, que foi criado pelas ninfas e se tornou um belo rapaz.

Quando estava passeando na beira de um lago, conheceu uma Ninfa de nome Salmácis. Que se apaixonou perdidamente pelo Hermafrodito. Só que ele não deu a menor bola para a Ninfa.

O lindo Hermefrodito foi tomar banho no lago, porque fazia muito calor. Ele tirou a roupa e entrou no lago. A Ninfa Salmácis fez o mesmo e abraçou o seu amado, pedindo aos deuses para nunca mais os separar. Os deuses fizeram o que a Ninfa queria, e, transformaram o Hermafrodito e a Ninfa em um só ser. Um só corpo masculino e feminino. Dai nasceu o termo: Hermafrodita.

topblogs_selo3.gif

 

Anúncios