Alguns visitantes deste Blog têm feito esta mesma pergunta : “Para que servem aquelas plaquinhas de metal que o TAMAR coloca nas tartarugas? ” Já que a curiosidade é muita vou acabar com ela .

Mas quero deixar bem claro que : não trabalho no Projeto TAMAR ( Tartarugas Marinhas). Já fiz um estágio lá a anos atrás , porém , por inúmeros motivos, não prossegui com o estágio. Embora, tenha adorado a experiência , não era a minha praia . ( Desculpe-me o trocadilho!!!)

No entanto aprendi bastante e dá para responder para que servem as tais Placas de Metal, que são colocadas nas Tartarugas Marinhas.

Quando as tartarugas sobem para a praia para a desova ( só as fêmeas fazem isso) ou quando são capturadas acidentalmente, os Biólogos do TAMAR fazem uma série de medições . É o que eles chamam de Biometria: medem o tamanho do casco, o peso do animal, se é fêmea ou macho, em que condições está , onde foi encontrado,… Anotam tudo que vai para um banco de dados , depois.

No momento das medidas, é dado ao espécime (ao animal) um número que é anotado junto com esses dados. Como se fosse um número de identidade. Este número é o mesmo que está na placa de metal, ele por si só já diz algumas coisas como o local onde foi encontrado o animal e a data.

A placa é colocada na nadadeira da Tartaruga e depois ela é solta. A placa, ao contrário que muitos pensam , não machuca nem atrapalha o bicho. Porque é colocada como se fora um brinco em nossas orelhas. O próximo Biólogo que encontrar aquele animal, em qualquer parte do mundo, pode acessar o banco de dados e com o número vai saber os dados da Biometria do animal.

Se você encontrar um Placa destas soltas, coloque no correio para a Caixa Postal que se encontra na própria Placa. Escreva num papel alguns dados como onde encontrou ( em qual praia) , a que horas, se estava solta ou em algum animal morto. Se for possível , não mexa no animal, e recorra ao pessoal do TAMAR. Essa é a nossa contribuição para o Projeto dar certo !!!

Matei a curiosidade ? Deixei outros assuntos como esse nos comentários. Na medida do possível, vou “postando as respostas” !

Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

1 comentário

  1. Eu queria saber para que servem os metais.

    Responder

Deixe uma resposta