Skip to content

Modelos Atômicos

Há muito tempo atrás, mais de 2.500 anos, os filósofos perguntavam isso . Qual é a estrutura que forma todas as matérias ? Demócrito, um filósofo grego, imaginou que todas as matérias são formadas por partículas indivisíveis ( que não podem ser divididas). Essas partículas receberam o nome de átomo.

  • A palavra átomo em grego, quer dizer indivisível .

Então, pelos gregos, todo tipo de matéria era formada pelos átomos , que eram indivisíveis.
Essa idéia, do átomo indivisível, foi aceita por mais de 2.000 anos.
Uma nova Teoria…

Em 1808, um químico inglês chamado John Dalton , por meio de vários experimentos, concluiu que os átomos se juntavam para formar moléculas. Como por exemplo : o hidrogênio que se junta com o oxigênio formando a molécula da água.

H2O é a molécula da água com 2 átomos de Hidrogênio ( H) e 1 átomo de Oxigênio (O).

Com a teoria atômica de John Dalton, se determinou que os átomos se juntavam em moléculas .

O Modelo de Thomson
A teoria de Dalton não explicava tudo que se observava com a matéria. Veja que para ele o átomo continua a ser indivisível. Era necessário, assim , um novo modelo ! Quase um século depois de Dalton, um outro inglês chamado Joseph John Thomson propôs outro modelo para o átomo.
Em 1887, Thomson afirmou que o átomo era uma esfera composta de um fluido ( líquido) com carga positiva e vários elementos com carga negativa ( elétrons).Esse modelo é conhecido como pudim de passas – o pudim sendo a carga positiva e as passas os elétrons ( carga negativa). Veja que aqui o átomo já é divisível ( uma parte positiva e outra negativa)

Modelo de Rutherford
Em 1904, outro cientista chamado Ernest Rutherford fez algumas experiências . Novamente, o modelo anterior não podia explicar o que estava acontecendo. Então, Rutherford explicou assim o seu modelo de átomo:
O modelo seria como um mini Sistema Solar, com um núcleo formado de carga positiva ( Prótons) e Elétrons ( carga negativa) rodando em volta dele.
Mas tarde outro cientista inglês ( Chadwick) falou em partículas neutras ( sem carga) chamadas de Nêutrons no núcleo do átomo.
Resumindo o átomo seria, assim :
1. No núcleo : Prótons – carga positiva – e Nêutron – sem carga .
2. Em volta do núcleo ( Na eletrosfera) – elétrons- com carga negativa.


O Modelo de Rutherford – Böhr
O modelo atômico de Rutherford foi complementado pelo físico dinamarquês B
atomo.jpgöhr. Ele pensou no átomo da mesma forma que Rutherford, só que os “elétrons descrevem uma órbita circular em volta do núcleo. ” Depois chegou-se a conclusão que essas órbitas seriam elípticas.

Mais tarde , a física quântica , nos “contou”outra história.

Anúncios

7 Comments »

  1. isto tudo esta muito giro
    bem elaborado so devem tirar esse verde espigado ok??
    bjs esta fixilas

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: