Skip to content

Física Quântica – só um pouco !

Espero ser bem clara : não sou formada em Física, e sim em Biologia. Mas ensino física e química para o 9o ano (8a série) das escolas qui no Rio. Sou uma curiosa no assunto e me deixo levar por várias leituras.

Assim, ando lendo um pouco sobre Física Quântica. Com a única finalidade de “matar” minha curiosidade e , lapis.jpgtambém, porque meus alunos andaram me perguntando sobre isso . Agora, vou partilhar um pouco ( só um pouco) com você ! Se interessar escrevo mais !

Até a pouco tempo atrás, a física de Newton dava conta de tudo que podíamos explicar. Era uma ciência de causa e efeito. Se eu jogo uma pedra, ela vai se movimentar. Se não aplico nenhuma força nela , não vai haver movimento. Simples e belo !

Mas algumas pessoas começaram a pensar. Pelas leis da física, onde negativo e positivo se atraem, o átomo nunca poderia existir. Pois os elétrons ( carga negativa) seriam atraídos pelos prótons ( carga positiva), e… pronto! O átomo pensando bem seria altamente instável !

Pensou-se, então, que os nossos sentidos não poderiam perceber o que aconteceria no mundo minúsculo do átomo. E que existiam leis para governar esse pequeno mundo.

O átomo, agora, não pode ser visto como um sistema solar pequenino, com os elétrons circulando o núcleo . Podemos dizer exatamente onde e quando um determinado planeta do nosso sistema solar vai se encontrar em relação ao Sol. Mas não é o mesmo com os elétrons.

Assim, o elétron não gira em volta do núcleo, mas age como uma corda de violão. Ele “ressoa”, “vibra” … E cada padrão desta “vibração” é como se fosse uma órbita. Então, como a onda do mar, não podemos determinar a exata posição deste elétron.

É deste pequeno mundo que se trata a Física Quântica. Trata de uma enorme indeterminação, talvez um pouco frustante. Pois mesmo o ato de observar o elétron, interfere nele. É como se a gente fosse catar um bicho debaixo de um armário. No momento em que catucamos o bichinho para que a gente o veja, ele muda de lugar. Não dá para determinar onde ( em que ponto) ele estava ! Legal, né ?

Anúncios

4 Comments »

  1. Fala em Física Quântica, ou em Química Quântica, já me vem Heisenberg na mente!
    Eita coisinha que parece simples mas que dá um nó no cérebro de vez em quando!
    hehehe!
    Como vai amiga?!
    Andei meio sumida né..
    Pelo que vejo, não mudou nadinha de teu empenho!
    Tudo por aqui continua super ultra mega atrativo!
    Parabéns sempre!!
    []’s

  2. A Física Quântica é a física do século 21 que vai desbancar muita gente, inclusive religiões…rs…Claro, se elas não se adaptarem aos fatos…

    🙂

  3. No século 19, a Física era vista como uma ciência de causa e efeito, no século 20, como uma ciência de probabilidade, agora em pleno século 21, estamaos entrando numa nova era, onde tudo leva a crer, que realmente existe são pequenos filamentos de energia, conhecido pelo nome científico de Cordas. Se realmente isso for verdade, logo – logo estaremos preste a desvendar um dos grandes e profundo mistérios – O QUE É A REALIDADE.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: