Força, na Física, é qualquer agente capaz de tirar um corpo do seu estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme.

Por exemplo : para um corpo fazer uma curva é necessário que uma força ou um conjunto de forças atue sobre ele. Caso o contrário, ele continuará em M.R.U.

direcao.gifdirecao.gif

Toda força tem uma direção e um sentido. A direção e o sentido da força são conceitos um pouco diferentes dos usados em nosso dia-a-dia. Para entender melhor imagine uma rua de mão dupla. A rua é a direção da força e os carros indo para um lado é um sentido. E os carros indo para outro é o outro sentido.

Observe a figura e veja . O Caminhão e o Carro estão na mesma direção, mas em sentidos contrários.

direcao.gif

Outra característica da força é a sua intensidade. Quanto de força foi usada ? Isso é dado pela fórmula ( F =m.a) – a Segunda Lei de Newton- onde : F é a força, m é a massa e a é a aceleração. Por essa razão, quanto maior é a massa do corpo , maior será a força .

Vejamos neste exemplo : se o Caminhão e o Carro estão ambos com a aceleração de 20 m/s2, e, o Caminhão tem a massa de 3000 kg e o Carro de 500 kg; qual dos dois corpos terá a maior força ? Explique o que você pensou.

Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

7 comentários

  1. Qual será a resposta?

    Responder

  2. Izabella Portela 16/08/2007 às 01:07

    Como sempre muito boas suas explicações!

    Um abraço!

    Responder

  3. Fernando Poça 18/08/2007 às 11:29

    O caminhão tem a força maior. Como as acelerações são iguais e a massa do caminhão é 6X maior, a força atuante no caminhão é 6X maior que a do carro.

    Responder

  4. […] Para saber mais : Força – Conceituando […]

    Responder

  5. A força maior é a do caminhão, uma vez que ela vale 3.000.20= 60.000N e a do carro 500.20 =10.000N…
    A do caminhão é 6x maior que a do carro!

    Responder

  6. Muito Bom , Filipe ! Racicínio correto !!! Parabéns

    Responder

  7. meus parabens!!!eu estava precisando muito disso para fazer meu trabalho…

    Responder

Deixe uma resposta