Seres Unicelulares e Pluricelulares


elefante.jpgObserve estas fotos e pense : Qual é a grande diferença entre estes seres vivos ? Tá bom: você vai me dizer : bacterias.jpgum é grande e o outro nem parece um ser vivo. Bom , você está em parte certo(a). Um é um elefante e o outro são um monte de bactérias. Mas a grande diferença está aqui : Um é pluricelular e o outro é unicelular.

Antes de entender isso vamos definir o que é célula ? A célula é como os tijolos da nossa casa. Em uma casa de alvenaria , se você retirar todos os tijolos , o que sobra ? Nada , ou quase nada . O nosso corpo – e o corpo da maioria dos seres vivos – é formado por células. A célula é a unidade funcional e estrutural do ser vivo. Ou seja: é ela que vai dar a estrutura do nosso corpo e também vai executar várias das funções de nosso organismo- como respirar e digerir.

Assim sendo: um ser vivo formado por uma única célula é Unicelular . Como as bactérias desta foto, como alguns fungos. E o ser vivo formado por mais de uma célula é Pluricelular . Como o elefante, nós ( seres humanos), uma mangueira,…

Uma dica para nunca mais esquecer :

  • Pluricelular : lembre-se de Plural . É o mesmo início
  • E Unicelular : lembre-se de Único. Mais fácil que mastigar água !

366 opiniões sobre “Seres Unicelulares e Pluricelulares”

    1. Depende:
      Tem seres unicelulares autotróficos e outros heterotróficos ( por absorção). E o mesmo acontece com os pluricelulares, só que os heterotróficos também podem caçar!
      Beijos

      Curtir

  1. tem coisas que tem apenas uma célula e podemos ver a olho nu e tem outras coisas que te muitas células e que não podemos ver a olho nu só com o microscópio
    por exemplo o corpo humano e pluricelular por que e composto por centenas de trilhões de células mas um ser humano adulto que compõem esta quantidade de celulas

    Curtir

  2. Eu acho que eles estão muitos estudiosos para publicar uma coisa que tem tudo a ver com o que esta escrevendo obrigada por ter me ajudado nos meus estudos, nota 100.000.00.000!!!!! Parabéns

    Curtir

      1. Prof, eu vi que os seres pluricelulares são aqueles que realizam a formação de tecidos e órgãos, mas a dúvida ficou porque em uma video aula do prof Jubilut, ele diz que os poríferos não apresentam essa formação de tecido e nem órgãos, sendo responsabilidade da célula (coanocito) exercer as funções de todo o organismo. A sra podia me explicar esse processo ou a relação disso? Fiquei muito confuso

        Curtir

        1. Ótima pergunta!
          Vamos nós!
          Esses organismos ( poríferos) são o tipo de seres vivos que possuem uma organização bem simples. Como se fossem muitas células juntas que fizessem todas todas as funções! Evolutivamente são simples, não possuem células especializadas!
          Muitos autores classificam esse grupo de multicelulares: organismos com várias células, não especializadas! Exatamente o que você descreveu acima!

          Curtir

          1. Muuuuito obrigado, professora! Ajudou muito! Meus parabens pelo site. (Desculpe o inconveniente no twitter, mas essa duvida estava me matando).

            Curtir

  3. gostei,mais queria fazer uma pergunta…entao todos os seres vivos sao constituidos por celulas mais o numero varia de acordo com o ser vivo?

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s