Skip to content
Anúncios

Darwin e evolução


Você já imaginou como as pessoas pensavam antigamente. Será que era a mesma coisa que hoje ? Como é que eles imaginavam as coisas ?

Em ciências, o legal é isso : o que pensamos hoje como certo, pode ser um total absurdo daqui a alguns anos. Antigamente, se imaginava que os seres vivos não mudavam. Que tudo que foi criado peramaneceu assim, imutável,durante anos.

Então… apareceu um naturalista chamado Charles Darwin, que veio com outra teoria. A Teoria da Evolução. Que saber mais ? 

Darwin era o filho mais novo de uma família culta da Inglaterra. Seu pai era um médico famoso e seu irmão também iria se formar médico. Charles Darwin , que era considerado como pouco inteligente pelos professores, deveria seguir esse caminho. Mas não conseguiu.

Em 27 de dezembro de 1831, Darwin seguiu como naturalista do navio Beagle, que navegou pelo mundo atrás de seres vivos, fósseis e outras coisas. Para total desespero da família, porque o pai queria que ele fosse sacerdote da Igreja Anglicana. Seu pai já havia desistido de fazer desse filho um médico.

Foi durante essa viagem, que Charles Darwin pensou melhor na teoria da evolução. Essa teoria já existia em seu tempo, mas acontece que era muito mal explicada. E a Igreja tinha uma forte oposição à ela, pois acreditava que os seres vivos teriam sido criados como fala a Bíblia.  Mas Darwin observou que os seres vivos se adaptavam ao ambiente, que , por exemplo, dependendo da comida dos pássaros, o seu bico vai ser de um jeito ou de outro.

Na volta do Beagle, Darwin pensou na sua teoria e escreveu em pequenos cadernos sobre ela. Estudou mais e se aprofundou. No entanto, morria de medo que elas fossem descobertas. Sabia que isso ia lhe trazer problemas.

Charles Darwin pensou na Seleção Natural. Imagine isso : um monte de girafas , algumas com o pescoço curto e outras com o seu pescoço longo. No ambiente onde elas vivem tem comida para todas. Mas um dia, uma seca acaba com as árvores baixas. Somente as girafas com o pescoço longo se alimentam e sobrevivem. Era nisso que Darwin pensava : os mais aptos sobrevivem. Isso é a seleção natural.

Em 1859, Darwin lançou as suas idéia em um livro “A origem da espécies”, que vendeu que nem água. Como se esperava , ele teve problemas. Muitas pessoas acharam as suas idéias absurdas. Houve debates e muita discursão sobre o assunto.

Hoje em dia, as suas idéias são mais aceitas . Embora tem muita gente que ainda torça o nariz para elas. Veja como a ciência muda e como a gente tem que ficar de olho no que está acontecendo . Cabeças abertas, garotada !!!

Anúncios

7 Comments »

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: