gene.jpgVocê já ouviu falar em seres transgênicos ? E em soja transgênica , já ouviu sobre isso ?

Ano passado ( 2006) houve uma enorme controvércia sobre isso : A soja transgênica faria mal ao nosso corpo ? Os produtos trangênicos deveriam ter escrito na embalagem que são Transgênicos ? Mas o que é isso afinal?

domino.jpgImagine se você é um grande produtor de soja. Todo ano um monte de insetos vêem e comem uma parte da sua plantação. Isso lhe dá um prejuízo enorme ! Mas você tem uma “arma “na manga , que são os inseticidas. Porém, esses são caros, acabam matando outros seres vivos e também podem intoxicar os seus funcionários ! O que fazer ?

Os cientistas pegaram a soja ( ou qualquer outro organismo) e mexeram na estrutura dos genes deles. Assim, aquela soja ganhou um DNA que torna a planta ruim para o inseto. Ou em outros casos: uma bactéria que ganha um gen responsável pela produção da Insulina. A falta da Insulina torna a pessoa diabética. Então, aquela bactéria fabrica a insulina humana, que é aplicada no paciente diabético. Ou uma planta que tem o DNA modificado é começa a produzir frutas ricas em ferro. As pessoas com pouco ferro no sangue têm anemia , ficam fracas e sem força. Com uma fruta mais barata e rica em ferro, as pessoas anêmicas se beneficiariam disso.

Os trangênicos são seres vivos que tiveram o seu material genético modificados por meio de várias técnicas.

Isso pode parecer uma maravilha para olhos pouco atentos , porém tem um monte de perguntas que não foram respondidas ainda . Uma delas é a seguinte : Se você mexeu em um gen ou em um grupo deles, o que lhe garante que aquele ser vivo não produza toxinas que farão mal a longo prazo para o homem ? Ou melhor : sabe quando você coloca um dominó atrás do outro, depois outra peça e mais outra… Depois derruba a primeira ! Cai tudo né ? Pois é ! Mexemos com um gen! Será que esse gen não vai influenciar outro, depois outro,… até gerar algo ruim para nosso corpo ?

E mais : será que a plantinha modificada geneticamente não vai atrapalhar de alguma forma o equilíbrio do ambiente ?

Pense nisso! E agora você já sabe o porquê de tanta polêmica !!!

Leia mais em : Biotecnologia.

Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

29 comentários

  1. bom eu vim perquisar sobre seres trangenicos

    Responder

  2. gostei muito,principalmente do jeito q vc se expressou!
    Parabens

    Responder

  3. Sou professora e gosto muito das pesquisas feitas aqui na net. Principalmente da minha área que é Ciências Biológicas.

    Responder

  4. daniel jesus 17/07/2012 às 16:46

    tomara que eu tenha feito certinho meu trabalho de ciencias…

    Responder

  5. […] Transgênicos – são seres vivos que foram modificados graças a inserção de uma parte do DNA ou de um DNA completo de uma outra espécie.  A origem da palavra sugere esse conceito: o prefixo “trans”, originário do latim, significa “posição além de, através de, mudança” e “gênico” significa ”pertencente ou relativo ao gene”. Então, os transgênicos possuem mudança(s) no seu conjunto de genes, ou seja, modificação do seu genoma original. […]

    Responder

Deixe uma resposta