Skip to content

Como as Pessoas Aprendem ? (2)

livros21.jpgIrei continuar a falar do livro “Como as pessoas aprendem” ( Do Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos). Como eu já disse, esse livro é muito legal porque nos dá a base para entender o que ocorre na sala-de-aula. Mesmo que intuitivamente, como no meu caso, a gente perceba muito do que os pesquisadores descobriram; é muito bom saber como realmente funciona ! Vamos para mais um ponto discutido no livro ?

No início do livro há um capítulo muito interessante sobre “Aprendizagem : da especulação a ciência”. E uma das coisas que o grupo fala é das novas estratégias que podem ser usadas na Escola . Um ponto interessante é sobre a profundidade do que é ensinado. O livro destaca o seguinte :

Os professores devem ensinar algum assunto em profundidade, fornecendo mais exemplos em que o mesmo conceito está em ação… ”

Desde da Universidade eu me deparo com o seguinte pensamento: como o currículo de Ciências é extenso . Como eu posso me aprofundar em algo e dar conta de toda a matéria da série ? Bem, então , quando comecei a lecionar fiz a opção de escolher alguns pontos do conteúdo, que eu achava mais importantes, e, me aprofundar !

O próprio livro fala do conteúdo de Ciências nos EUA, que “tem quilômetros de extensão e milímetros de profundidade.” Imagine aqui no Brasil ! No nosso caso, na Escola Pública do Rio, é pior : o conteúdo fica, de fato, com milímetros de extensão e micrômetros de profundidade. Pois , por inúmeras razões, não conseguimos ir muito adiante. Então, do que adianta fazer de conta que tudo será dado ?

Assim, fica melhor dar atenção a um certo leque de assuntos, e aprofundá-los .Senão do que serve  chegar ao fim do ano e dizer:” completei toda a matéria.” Se deixou uma parte da turma a ver navios . Ou seja: poucos de fato aprenderam.

É como ir a Europa e passar 15 dias pulando de país para país . No final você não viu nada de fato. Melhor seria passar os 15 dias em Paris e lá aproveitar ao máximo. Não acha ?

Anúncios

1 Comment »

  1. Concordo Andrea! E em destaque para Ciências da 8 série que servirá como base para o ensino médio…é sem dúvida melhor aprofundar pontos importantes do que estender os menos importantes!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: