Skip to content
Anúncios

Mini – gincanas e Tabela Periódica (Professores)


quimica.jpgHoje, pela manhã, tive um papo muito legal com a Izabella – leitora deste Blog e Professora em Maceió. Ela me perguntava como eu ensinava a Tabela Periódica aos meus alunos. Para  o professor, formado em Biologia ( como eu), que ensina Química e Física nas 8as séries (9o ano), é bem complicado este conteúdo. Então, vamos passar para a minha experiência , que não é muita mas dá para o gasto !!!

O grande perigo da Tabela Periódica é cair na tentação de fazer o aluno decorar a Tabela. Que , ao meu ver, é um total absurdo. É como decorar um dicionário ! Alguém já decorou o Aurério ? Creio que não. Como no dicionário, temos que ensinar aos meninos a consultar a Tabela Periódica .

Acho também importante que eles sejam rápidos na consulta, fiquem mais “fluentes”na Tabela Periódica. Para isso, faço uma mini-gincana.

Primeiro ensine como consultar a Tabela, faça a turma manusear bem a Tabela Periódica para que eles fiquem íntimos dela. Mostre o que dá para achar, o que significa o Número atômico, a Massa Atômica, etc. Depois, marque uma mini gincana e peça para formar grupos ( acho que de até 4 alunos).

Deixe cada grupo com uma Tabela Periódica ou cada aluno do grupo com a sua Tabela . Em cada grupo tem que ter um Relator que falará a resposta, mas o grupo todo tem que ajudar. Lance uma pergunta para Todos , como: qual é o número atômico do Potássio ?

O Relator que levantar o braço primeiro responde pelo grupo . Se estiver certo, ponto para o grupo. Se estiver errado, faça outra pergunta . E assim vai !

Pode dar algum prêmio no final. Ou pontos para o grupo. O importante que assim eles aprendem e acabam ficando craques na consulta !

Veja uma Tabela Periódica que é interativa para os alunos consultarem também: Tabela periódica

Anúncios

17 Comments »

  1. Realmente ótima a idéia da mini-gincana!
    Vou testar com meus alunos daqui!
    =]
    Eu costumo fazer uma espécie de quebra-cabeça, no qual eles mesmo montarão uma tabela meio que gigante que ficará afixada na parede da sala de aula.Distribuo alguns elementos para cada aluno[a qtde depende de qtos alunos vc tem por sala], eles devem pesquisar sobre o mesmo e preencher uma ficha[pedaço de cartolina ou papel cartão q eu mesma corto e distribuo a eles – pra ficar tudo do mesmo tamanho e nas cores corretas estabelecidas, senão tbm vira um carnaval, né?!hehe!!].Em data pré-estabelecida, eles apresentarão os principais dados encontrados e curiosidades tbm, e, aos poucos vamos montando a tabela na sala, durante a aula.
    p.s.:ei ei ei!!!Hoje é Dia do Químico!!!!
    uhuuuuu!!!
    ^^!

    Curtir

  2. Ahhhh!
    Acabei de me lembrar aqui:Você já viu aquele novo modelo de Tabela que é circular ao invès do convencional retângulo?!
    Achei muuuuuito boa, e bem mais fácil de compreender!
    =]

    Curtir

  3. Obrigada Andrea pelas dicas sobre como trabalhar a tabela periódica…vou realizar as mini-gincanas com certeza, gostei também da idéia do quebra-cabeça também sugerido nos comentários! Vcs me ajudaram muito, afinal como falei com você, sou uma bióloga ensinando química…risos…
    =)
    Ah, amei a tabela interativa tb!

    Curtir

  4. Saudações, muito bom mesmo este blog, e a sugestão de mini gincana utilizando a tabela dos elementos periódicos, é bem produtiva; intercala aprendizagem com divertimento. parabens ! sucessos.

    Curtir

  5. Olá amigos, tudo bem?

    Meu nome é Ivan Paulo. Sou engenheiro químico e professor no RJ.

    Visto que a Tabela Periódica e os elementos químicos estão despertando cada vez mais a curiosidade dos alunos, resolvi criar no yahoo o grupo elementosquimicos destinado à informações, coleção de elementos, minérios e minerais. Estou agora em fase de convite aos blogs e grupos afins.

    Acessem e não percam.

    Tenho uma tabela periódica que montei com amostras dos elementos puros que utilizo em minhas aulas e palestras.

    Breve estarei publicando alguns artigos com a colaboração do professor Bonapace do IQ da UFRJ, aguardem.

    Abraços,

    Ivan Paulo

    Curtir

  6. Sempre achei que professores de química tivessem o dom de massacrar meus lindos neurônios! Gostaria de ter tido algum de vcs como professores. Assim, ñ padeceria com alguns que tentaram, mas não despertaram meu interesse p/ química. Parabéns ao trabalho q vcs fazem com seus alunos. Poucos realmente agem com tamanha responsabilidade. Abraços.

    Curtir

  7. olá pessoal, adorei as sugestões para se trabalhar Tabela Periódica. Sempre busco alternativas no que se refere metodologias de ensino. O que já fiz foi um bingo da tabela, onde cada número de uma cartela era um elemento quimico. Sempre passa um batido por não conhecer todos os elementos, mas a finalidade é que realmente vc aprenda aqueles elementos menos usados. Obg

    Curtir

  8. Oi Andréa,
    Já conhecia seu blog há um tempo, mas nunca havia comentado nada.
    Dessa vez, resolvi fazê-lo pois utilizei essa sua proposta de mini-gincana para fazer um bingo dos elementos químicos.
    Olha lá no meu blog, eu cito você, ok?! 🙂
    Estou iniciando minha vida de blogueira, pretendo levar adiante.
    Acredito que podemos trocar muitas ideias!
    Abraço,
    Thays

    Curtir

  9. Gostei dessa ideia, tanto é que hoje vou usá-la no curso preparatório onde dou aula. São essas aulas assim que dão sentido aos conteúdos e resultam numa real aprendizagem dos alunos. Concordo plenamente que decorar a tabela periódica por inteiro é um absurdo, seria tolice fazê-lo pois possivelmente não iria resultar num efetivo aprendizado, o mais importante é é familiarizar os alunos com a tabela periódica e ensiná-los a consultar com eficiência, de maneira que eles entendam o padrão utilizado na montagem da tabela, por exemplo, que eles saibam porque a organização em períodos e famílias e as características de alguns elementos e a importância para a natureza e para nós, seres humanos, dentre muitas outras coisas. Também sou biólogo ensinando a Química. Da mesma forma que a aula fica mais interessante para os alunos, também fica bem prazeroso ensinarQuímica de um modo descontraído, mas sem perder a responsabilidade que é ensinar tal

    Curtir

  10. Adorei a ideia da mini gincana, vou testar com meus alunos com certeza. Bom o que faço de diferente é um binho da tabela periódica. Passo uma folha com o esboço da tabela em branco e dito a coluna (família) e o período. assim começa a primeira pratica e familiarização com os elementos representativos e de transição. Foi muito bom trabalhar a tabela assim.

    Curtir

  11. Boa noite ! Eu também faço com meus alunos o Bingo da tabela periódica .Distribuo cartelas com quinze quadrinhos para eles preencherem com as siglas que quiserem da tabela .E escrevi em bolinhas de isopor pequenas, todas as siglas ,começo a sortear igual a um bingo mesmo,quem preencher primeiro ganha.Eles adoram.

    Curtir

  12. Olá, achei seu blog procurando dicas para gincana de química que estou preparando para meus alunos do 9º ano. Depois de 20 anos me deparo lecionando novamente para 9º ano e, você pode imaginar a minha dificuldade em trazer novidades para meus alunos. Mas até que tenho tipo grandes avanços, como por exemplo a construção de uma tabela periódica feita com caixinhas de leite. Foi uma experiência muito prazerosa e eficaz pois eles puderam manusear a tabela gigante e ficar bem íntimos de suas características. Agora faremos um grande desafio nesta gincana entre três turmas e acho que ficará bem legal. Estou cheia de ideias e muito animada. Espero que tudo dê certo. Abraços.

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: