Você já entrou em uma estufa de plantas ? É um lugar fechado e quente, onde o calor entra mas não saí. É isso que acontece aqui na Terra. O efeito estufa é um fenômeno natural, pelo qual o calor emitido pelo Sol passa para a superfície terrestre,e , ali e na atmosfera fica acumulado.

Você pode não acreditar, mas o efeito estufa – até uma medida-  é na verdade de suma importância para a vida. Pois nós, seres vivos, precisamos de calor e sem o efeito estufa o calor não ia ficar aqui, bem perto da gente.

O efeito estufa ocorre pela ação dos gases como o dióxido de carbono (CO2) , metano, vapor d’ água e os CFCs.  E o aumento da emissão do CO2 – com a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento- tem causado um aumento da temperatura terrestre. E aí é que mora o perigo ! Nos últimos 150 anos esse gás se propagou cerca de 200 vezes mais  na atmosfera do nosso planeta do que nos últimos 650.00 anos.

Já está acendendo o sinal de perigo na nossa casa !


Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

3 comentários

  1. gostei da resposta, clara e bem objetiva. obrigado

    Responder

  2. simples mas objetiva,ou seja direta.

    Responder

  3. muito bom,aquì nesse site eu acho tudo!!!!!!!

    Responder

Deixe uma resposta