Anorexia Nervosa – Disturbios Alimentares


Sou Professora de Ciências a mais de 10 anos e estou ficando assustada com a atitude perigosa das meninas ( e às vezes meninos) diante da comida. Por todos os meios elas tentam esconder essa preocupação e saem com outros subterfúgios, no entanto eu aprendi a detectar o problema de Disturbios Alimentares. Nem sempre acerto, mas é impressionante que nestes casos a regra “se viu um , reconhece outros “funciona !

Então, eu vou tentar dividir com meus colegas um pouco da minha experiência com alunas e alunos anoréxicos.

Na mídia o certo é ser magra ! Magra como uma tábua de passar ! Andrógino ! E o adolescente quer ser aceito e participar da galera sem ser rejeitado. Assim , pode acontecer muitas coisas. A menina que já não se aceita, tem um problema muito sério com a sua auto-estima e com a sua auto-imagem; entra numa que está gorda ! O corpo da adolescente muda muito rápido e ela, por vezes, não se reconhece neste corpo.

Começa, assim, um tal de falar de regime , das calorias, dos pneusinhos ( imaginários muitas vezes) e da mania de que tudo pode engordar ! Deconfie e fique atento(a) à menina ( e menino também) que vive falando no novo regime ou lhe perguntando se ela está muito gorda. Dependendo da situação, fique de olho ! Ela vai mentir e fingir que come ! Até a família acredita que a garota está se alimentando, mas ela cria outras saídas e não faz as refeições .

“Eu já comi! ” “Tô bem cheia! ” A anorexia nervosa é isso : uma recusa a se alimentar. E afeta mais as meninas que os meninos ( embora que já tive alunos anoréxicos). Pode matar – até 20% dos pacientes anoréxicos morrem.

E para atrapalhar têm muitos sites a disposição que ensina a essas meninas “receitas para emagrecer” e os outros não perceberem. São de todos os tipos e tamanhos : receitas para passar dias comendo só uma maçã por dia, ou ingerindo somente líquidos ou somente iogurte … até não se alimentar de nada . Essas garotas desmaiam em sala ou no pátio da escola pois o corpo entra em hipoglicemia.

Coloque um anoréxico bem magro diante do espelho, ele (a) vai lhe dizer que está muito gordo. É isso que a garota está vendo , não se iluda, ela está com a sua imagem distorcida . Chame , sem alarde, a famíla converse e oriente ! Aqui no Rio de Janeiro a PUC faz um trabalho muito legal com isso .

Ajude esses adolescentes! Pois isso , no fundo, é um pedido de socorro !

Anúncios

2 respostas »

  1. Bom dia, amiga!
    Impressionante realmente como nossos jovens se deixam levar por esteriótipos..
    =/
    Neste bimestre estou terminando com meus alunos do Militar um estudo sobre alimentos [envolvendo a Termoquímica e a Cinética], e teu texto veio a calhar!
    =]
    Mais uma vez estarei indicando a página a eles.

    []’s e vê se não some tanto hein!!
    Thaiza

    Curtir

Meu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
Andrea Barreto

Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

Links Pessoais

Visualizar Perfil Completo →

Follow Dicas de Ciências on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: