Skip to content

Escola da Ponte – Professor

solidariedade.jpgOntem, dia 02 de maio, fui ao V Congresso Internacional de Educação, e, ouvi o Professor José Pacheco da Escola da Ponte. Muitos educadores, principalmente daqui do Rio , já ouviram falar da experiência desta escola portuguesa: sem salas, sem turmas, sem séries ou ciclos. O aluno simplesmente se junta a outros de mesmo interesse e estudam o que querem aprender. Realmente, é uma escola dos sonhos. Mas acho que a gente tem que adaptar tudo as nossas realidades, que são várias neste país.

E foi isso que me surpreendeu no Professor José Pacheco. Ele não veio com soluções milaculosas, com idéias sem pé nem cabeça… Veio para falar da sua experiência e deixou bem claro que ele não deseja que aquilo seja copiado. Um senhor de fala mansa ( tão mansa, que a gente tinha dificuldades de ouvir, até com microfone) e muito simples, mas as suas palavras elevaram o meu ânimo. Primeiro porque ele começou falando em três valores que sustentam a Escola da Ponte : Solidariedade, Responsabilidade e Autonomia. Sem elas, ao meu ver, não existe educação.

Depois, o Professor Pacheco foi fundo em algumas “verdades” da nossa profissão. Disse que não existe o método ótimo, que o professor que se sente bem no tradicional tem que fazer aquilo que sabe para ir mudando (aos poucos). Que a mudança tem que ser lenta, bem embasada e nunca como um ato de um indivíduo ou um grupo de pessoas. ( ah .. se a SME do Rio , entendesse isso!). E por último que a Educação tem que ser NA cidadania. Nunca PARA a cidadania, pois a gente não pode educar ninguém para fazer algo só no futuro! Por que não agora ? Neste momento ?

Realmente, lavou minha alma !

Anúncios

2 Comments »

  1. Olá!

    Sou de Portugal e já visitei a Escola da Ponte. De facto, ela é uma escola diferente. É pena que todos não se unam para fazer uma escola diferente. Aquela escola nasceu, porque alguém ousou fazer diferente…

  2. Sou estudante de pedagogia e adorei o video sobre escola da ponte -Portugal e gostaria de trocar ideias e conhecimento com pessoas de`Portugal e quem já visitou essa escola, ou até alguns alunos ou professores de l´.a
    Bj e obrigada

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: