Skip to content

Alimentos – Transformações Químicas e Físicas

O alimento quando entra em nosso corpo tem que ser transformado para que possa ser usado nas nossas atividades. É na digestão que ocorre isso, o alimento é “quebrado” em partes menores para poder ser absorvido pelas células e desempenhar o seu papel.

Quando, por exemplo, ingerimos pão, que é rico em amido; essa transformação já se inicia na boca. Quando mastigamos o pão é triturado em pedaços pequenos . Essa é uma transformação física, pois o pão cortado em pedaços menores continua sendo pão.

Mas a amilase ( uma enzima que temos na saliva) quebra a molécula do amido em glicose. O amido se transforma, com a ajuda da amilase, em outra substância. Essa é uma transformação química.

Então na boca temos duas transformações do pão: a Química ( amido em glicose) e a Física ( na mastigação onde o pão é quebrado em vários pedacinhos.

Para saber mais : Leia em Digestão X Fenômenos Físicos e Químicos

Anúncios

24 Comments »

  1. Olá Andrea,
    Seu blog me ajudou muito no questionário escolar que eu estou resolvendo, parabéns pelo blog e que ele continue abordando conteúdos importantes e que continue ajudando pessoas assim como me ajudou!

  2. obrigado tive que fazer um trabalho e você me ajudou muito.Toda vez que tem lição ou quero saber de algo vejo em seu bolg obrigado

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: