livros21.jpgEstive dando buscas na Internet para ver se achava algumas Dinâmicas de Grupo para trabalhar com os meus alunos. Achei poucas. Muita bibliografia e pouca coisa prática. E como já comentei aqui, meu defeito é esse: Sou uma pessoa prática!

Algumas dinâmicas de grupo que achei não consigo colocar em prática pois o material necessário é muito caro. Mas outras já usei e com sucesso!Vou colocar aqui duas dinâmicas que já foram aprovadas pelos alunos !

  1. Autógrafo: Distribua um papel em branco para cada aluno. Peça para eles escreverem no alto da página seu nome todo e passar uma linha embaixo.
    • Leve a turma para um espaço amplo ( outra sala sem carteiras ou o pátio da escola ou a quadra de esportes) e peça para cada aluno levar uma caneta.
    • Depois, explique que cada aluno tem que pegar o autógrafo do outro e que o aluno que pegar mais autógrafos, no tempo determinado, ganha. Fale que não vale autógrafos repetidos , que tem que ser legível e escrito o nome completo.
    • Dê mais ou menos 1 minuto para isso. E mande parar. Recolha os papeis e leve-os para sala novamente.
    • Depois, conte os autógrafos e veja o(s) aluno(s) que tem (têm) mais. Pergunte a eles como conseguiram tantos autógrafos. Leve a turma a refletir que para ter o autógrafo do amigo, eles tiveram que dar .
    • Isso dá um bom papo sobre Cooperação.
  2. Balas : Deixe em cima de cada mesa uma bala embrulhada em papel. E fale para a turma que cada um pode comer a sua bala desde que não abra com as mãos.
    • Deixe os tentar . Depois, fale ,novamente, assim: Vocês não podem abrir a bala com as SUAS mãos.
    • Leve os seus alunos a pedir a ajuda do outro que está ao seu lado para abrir a bala.
    • Outro momento de falar em cooperação e solidariedade.
    • Discuta com eles sobre isso . Coloque a música “Bola de meia, Bola de Gude” ( Milton Nascimento) para ouvirem e pensarem.

Meus alunos adolescentes adoraram as duas dinâmicas!

E você, professor , tem mais dinâmicas para a gente dividir ?

Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

150 comentários

  1. ANGELA MARIA FERREIRA 19/02/2018 às 00:16

    Sou professora também. E, realmente, os conteúdos que encontramos na internet, tem colegas que se preocupam mais em exibir o currículo do que na prática em si. Adorei as 2 dinâmicas. Mas a primeira do autógrafo, poderia estender a relação também com a temática “seleção natural”. Pois quem conseguir mais autógrafos também terá que usar habilidades para vencer o outro, e permanecer vivo.

    Responder

    1. Andrea Barreto 24/02/2018 às 10:05

      É sempre bom adaptar…
      Obrigada

      Responder

Deixe uma resposta