band-brasil4.jpgHoje, tive uma grande surpresa. Meus colegas , professsores da minha escola, pediram-me para “fazer alguns Centros de Estudos no Laboratório de Informática”, com a finalidade de ajudá-los a usar o computador com os alunos. O que fazer ? Como fazer ? O que posso fazer ? São perguntas comuns para quem quer entrar neste mundo. Vou tentar dar algumas dicas.

A primeira coisa que quero alertar é que não sou especialista em informática, nem tão pouco em informática educativa. Sou fuçadora, curiosa, medida ,… O que quiser , mas não sou especialista.

Porém quero dizer que me uso o computador como ferramenta, desde 2000. E vejo o computador como ferramenta, muito útil, maravilhosa, mas uma ferramenta. Nenhum computador no mundo pode substituir um excelente professor. Se você é professor e está lendo o que escrevo, fique calmo(a). Essa máquina não substituirá as suas aulas, se são bem dadas e nunca irá promover uma relação de amizade e carinho. Essa é a minha primeira dica: O computador é mais uma das suas ferramentas !

A segunda é : planeje o quer na aula. Nos mínimos detalhes. Com isso quero dizer, pense nos seus objetivos. Não deixe o aluno ocioso na frente do monitor ( geralmente isso não dá certo, pois ele vai entrar onde não deve). E não vá com muita sede ao pote, ou seja: não encha o aluno de tarefas. Na medida certa, o aluno vai aproveitar tudo que tem a oferecer.

Gaste um tempo sozinho(a) no laboratório de informática, peça a ajuda do responsável pela informática na sua escola ( se tiver!). Pois cada sala tem as suas manhas . Veja o que dá para fazer.

Fora isso , viaje na maionese ! Crie, assuma o seu lado investigador e cutuque a máquina. O seu aluno pode virar um parceiro nesta viagem. Peça a sua ajuda. Você verá que até a sua relação com a turma vai mudar ! Boa sorte !

Anúncios

Escrito por Andrea Barreto

Sou professora de Ciências e de Biologia em Escolas da Rede Municipal e Particular do Rio de Janeiro ( Brasil). Elemento de equipe da Educopédia / Rioeduca ( Secretaria Municipal de Educação - RJ)

6 comentários

  1. hahaha!!
    Me chamaste fe Tereza!
    ^^!
    Normal, qse todo mundo erra meu nome!Tou acostumada já!
    =]
    Fico feliz em ter agradado com meu “cantinho” de Química.Colocarei um link p o teu aqui, se não se importar, é claro..tudo bem?!
    Abraços!
    Doce e suave noite de quarta a ti.

    Responder

  2. Oi Andreia! Fiquei encantada com a organização do seu blog! parabéns!

    Um abração
    Vanessa

    Responder

  3. Esse blog ficou ótimo,eu gosto muito da senhora como professora.
    BEIJOS DO SEU ALUNO:VITOR T:1901

    Responder

  4. Fábio Oliveira 25/04/2007 às 00:27

    Eu sei que este comentário não tem haver com o título do post, mas quem poderia me “socorrer” em conseguir um conteúdo programático, lista de exercícios, etc, a fim de ser aplicado por mim na escola pública onde trabalho, para alunos de 5ª e 6ª séries????? PLEASE!!!!
    QUALQUER RESPOSTA ENVIAR PARA: FOLIVEIRA9@GMAIL.COM

    Responder

  5. Márcia Souza 29/05/2007 às 20:21

    Olá, sempre fui apaixonada por tecnologia e educação e achei um site super interessante que está se propondo a auxiliar professores que estão ingressando nesta área.
    E também um que está incentivando a criação de projetos em inclusão digital.
    Vale a pena dar uma conferida.
    http://www.apoiopedagogico.com
    e
    http://www.iconeeducacional.com.br/inclusaodigital
    []
    Márcia

    Responder

  6. aqui eu sou novo nessa area de montagem e manutenção de computador mais eu queria fazer algumas perguntas pq u curso nem sempre eles passam as coisas ceertas

    se vc for ou puder troca ideia comigoo0o

    ficarei mt gratoo0
    beijuxx
    thalyson

    \Ahhhh e se preferi pode me chama de tales

    Responder

Deixe uma resposta