Skip to content

Educação Ambiental – Para Professores

filhotes2.jpgTenho mais de 10 anos de prática em aulas de Ciências. Sei que é pouco tempo para alguns colegas, mas acho que trocar com outros Professores de Sala de Aula é muito importante. Nestes tempos em que muito se fala de Aquecimento Global, Amazônia , Efeito Estufa, Consumidor Consciente, … Nós , professores, temos uma enorme tarefa pela frente: educar o cidadão para pensar “localmente e agir globalmente. ” Como ?  Uma das coisas que faço é assim…

Um dos meus defeitos é ser muito “pé no chão.” Não gosto muito de falar em amar a natureza, de abraçar uma árvore ou em fazer abaixo assinado em favor da Amazônia. Não que isso seja ruim, mas para o aluno é muito distante ( principalmente o aluno das grandes cidades).

Gosto de falar e mostrar na prática o que fazer. Por exemplo: agora mesmo estou iniciando uma campanha de reduzir o lixo . Estamos combinando ( eu e os alunos) a levar o seu saco plástico para fazer compras , assim se gera menos lixo. Você não aceita o saco plástico do mercado ou da vendinha pois já tem o seu na mochila. Mostro para os alunos quanto de plástico já existe no mundo. E que o plástico não se decompõe.

Assim de maneira prática estamos agindo localmente – não gerando lixo – e pensando globalmente – quanto menos lixo tivermos , menos vamos poluir. Sem precisar pensar lá longe : nos pólos, na Amazônia, no lixo atômico,… Pode-se até tocar nestes assuntos, mas sejamos “pés no chão. “

Anúncios

4 Comments »

  1. Bom,leciono Língua Portuguesa…..Estive lendo algunas das tuas atividades propostas…..Cá prá nós vc arrisca maravilhosamente bem!!!!!!! Parabéns por compartilhar seus conhecimentos !!!
    Abraços.
    Valdomiro ( Carapicuiba/SP)

  2. Andrea, um desafio é sempre bem-vindo se proporciona crescimento. Neste caso acredito que muitos vão aprender, não só os envolvidos na construção do blog, como os visitantes que passarem por aqui, como eu. Esse trabalho já me parece muito bom! Façam o que dá medo! É sempre o melhor! Bom trabalho! Abraços. Erika (Uberaba, Mg)

  3. Caramba!!!
    Adorei relamente tua página!
    Recebi por e-mail, faço parte do mesmo grupo que você.
    Sou professora de Química há mais ou menos o mesmo tempo que você.Adoraria estar “trocando figurinhas”.
    =]
    Forte abraçoa e sucesso!!

  4. OLá….
    olha sou Técnica em Gestão Ambiental e trabalho com educação ambiental com escolas e empresas, e vou lhe dizer pra vc que somente assim conseguimos conscientizar as pessoas mostrando a realidade das coisa…não são flores plantadas q deixaram de poluir o planeta, e sim a conscientização qd entrarmos num mercado, embarcamos num carro, e andarmos pelas ruas. Eu tenho 4 anos de experiencia em empresas de grande porte e sempre digo ao funcionarios q nao estou ali para treina-los e sim para conscientiza-los, q e uma grande diferença…sendo assim acho q poderiamos trocar mtas informaçoes….
    parabéns….
    Abraços

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: