filhotes2.jpgTenho mais de 10 anos de prática em aulas de Ciências. Sei que é pouco tempo para alguns colegas, mas acho que trocar com outros Professores de Sala de Aula é muito importante. Nestes tempos em que muito se fala de Aquecimento Global, Amazônia , Efeito Estufa, Consumidor Consciente, … Nós , professores, temos uma enorme tarefa pela frente: educar o cidadão para pensar “localmente e agir globalmente. ” Como ?  Uma das coisas que faço é assim…

Um dos meus defeitos é ser muito “pé no chão.” Não gosto muito de falar em amar a natureza, de abraçar uma árvore ou em fazer abaixo assinado em favor da Amazônia. Não que isso seja ruim, mas para o aluno é muito distante ( principalmente o aluno das grandes cidades).

Gosto de falar e mostrar na prática o que fazer. Por exemplo: agora mesmo estou iniciando uma campanha de reduzir o lixo . Estamos combinando ( eu e os alunos) a levar o seu saco plástico para fazer compras , assim se gera menos lixo. Você não aceita o saco plástico do mercado ou da vendinha pois já tem o seu na mochila. Mostro para os alunos quanto de plástico já existe no mundo. E que o plástico não se decompõe.

Assim de maneira prática estamos agindo localmente – não gerando lixo – e pensando globalmente – quanto menos lixo tivermos , menos vamos poluir. Sem precisar pensar lá longe : nos pólos, na Amazônia, no lixo atômico,… Pode-se até tocar nestes assuntos, mas sejamos “pés no chão. “

Anúncios